Concursos abertos somam 29514 vagas

Concursos previstos podem abrir até 13299 vagas

Estudando matemática e raciocínio lógico

Estudar Matemática e raciocínio lógico para qualquer concurso não é fácil e muito menos impossível! Paradoxalmente devemos entender que estudar essas duas matérias e seus conceitos para concurso não é algo repentino e que se faz nos dias que se aproxima à prova. Por: Juliano H. Maas

Estudar Matemática e raciocínio lógico para qualquer concurso não é fácil e muito menos impossível! Paradoxalmente devemos entender que estudar essas duas matérias e seus conceitos para concurso não é algo repentino e que se faz nos dias que se aproxima à prova. O grande erro de todos àqueles que realizam provas de concurso não é outro, senão, deixar para estudar próximo ao dia de realizar a prova. A matemática e o raciocínio lógico, são dois fatores que embora pareçam ser iguais, possuem diferenças e como qualquer outra matéria, devem ser estudados freqüentemente, não poderá jamais, ser em um único dia e depois ir realizar o concurso. A matemática é fundamental para a nossa vida diária e devemos estudá-la independente de concursos, mas, tanto por prazer como por necessidade, será necessário tornar um hábito o estudo de matemática e raciocínio lógico para aprender de fato!

Será necessário que os seus estudos sejam dinâmicos, levando em consideração que em muitos casos o que é requerido numa prova de matemática e raciocínio lógico é a sua capacidade de realizar cálculos com capacidade de pensar com nível de inteligência crítica. Na maioria das provas caem perguntas que possuem detalhes que podem passar despercebidos e um cálculo sair totalmente errado. Isso irá acontecer se você não prestar atenção e se concentrar bastante. Mas, esse resultado de total controle nós só alcançamos quando estamos preparados. Por isso aconselhamos que você sempre esteja atualizando-se nos estudos.

Obviamente todo estudo envolve uma pesquisa e obviamente nós detalhamos para você os assuntos mais freqüentes nas provas de matemática e raciocínio lógico. Geralmente os assuntos são de interpretação lógica que dependem de cálculos simples, mas, que se caso não houver muita atenção acabam por enganar. Assuntos como equação do primeiro e segundo grau, dividendos, entre outros. Como já frisamos antes, estude de forma dinâmica, utilizando, inclusive, atividade diária, onde você sempre utiliza a matemática, até porque atualmente às provas de concurso estão valorizando a prática do dia a dia. Seja mais amante de alguns passa-tempos, como palavras cruzadas, jogos, isso porque eles estimulam o raciocínio lógico e colaboram para o desenvolvimento do raciocínio de forma bem prática. Procure avaliar seus conhecimentos utilizando-se de cálculos resolvidos e buscando resolver outros, quanto mais cálculos você fizer e resolver, estará mais apto a resolver às questões da prova do concurso.

Bom é que você sempre faça uma avaliação sobre o que já domina da matéria, sempre que houver alguma deficiência em algum assunto busque anotar e colocar em pauta para os próximos estudos. Assim, você estará apto a desenvolver o conhecimento mais amplo sobre a matemática e raciocínio lógico. Evidentemente você encontrará algumas dificuldades para entender um ou outro assunto, mas, esteja sempre pronto a pedir ajuda a outras pessoas, inclusive a prática de estudar com alguém, ou em coletividade, ajuda bastante. Reúna amigos, faça sempre questionamento e deixe nutrir em você o desejo pelo conhecimento. Avaliar o nível de seu conhecimento verificando os pontos mais deficientes irá preencher outros conhecimentos.

Pense também na importância de avaliar provas anteriores que foram aplicadas, inclusive por este mesmo concurso. Atualmente tornou-se uma prática muito constante às famosas pegadinhas, mas, para quem avalia outras provas, fica mais fácil identificá-las e resolvê-las sem correr o risco de cair em uma arapuca dos concursos. Outra vantagem importante em se estudar outras provas é a possibilidade que elas nos proporcionam de focalizar os assuntos mais freqüentes. Quando avaliamos outras provas passamos a ter uma idéia daquilo que nos será proposto resolver na próxima prova. Questões de matemática e raciocínio lógico acabam sempre se repetindo, mesmo que numa nova roupagem de pergunta. Não se esqueça de avaliar, inclusive, os detalhes de cada pergunta, como por exemplo, qual o foco, saber se você sabe somar 1+1 ou se você sabe que a questão está perguntando o resultado deste mesmo cálculo.

Nisso você está quase pronto para realizar qualquer concurso que seja, avaliando os detalhes que frisamos acima. Não se esqueça que os seus estudos não podem ocorrer de uma hora para outra, deve-se estar sempre atualizado, até porque nossa capacidade de aprendizagem depende de tempo, não é algo que irá ocorrer de uma hora para outra. Quando você prepara-se dia após dia, certa maturidade em conhecimento é estruturada em seu raciocínio lógico permitindo-lhe pensar com muito mais abrangência e capacidade. No mais é só continuar firme nos estudos e encarar a prova do concurso com maturidade e segurança, independentemente do grau de concurso que se presta às regras e dicas que passamos são às mesmas! Não deixe de estudar diariamente e treinar o cérebro para pensar rápido e com inteligência. Vá em frente e faça a melhor prova de concurso de sua vida! Boa sorte!

Avalie esta notícia

Nota:

(4.7/5.0)

Desenvolve Web ® - Todos os direitos reservados - V5.1

Gostou das informações do site?
Acompanhe também nas redes sociais:

Ou receba por email:

Clique aqui e cadastre-se

Não quero participar