Após receber autorização para realização de concurso público em março deste ano, e com edital previsto para ser lançado até 27 de setembro, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) designou o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe - Cespe/UnB) para organização e coordenação do concurso para 140 vagas em 2014. O contrato entre as partes tem valor fixado em R$ 2,8 milhões. A seleção foi autorizada pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão e preencherá vagas de nível superior do Quadro Geral de Pessoal do INPI.

Serão ofertadas 100 vagas para Pesquisador em Propriedade Industrial e 40 vagas para cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial. O provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ocorrer a partir de 2015, condicionado à existência de vagas na data da nomeação e da declaração do respectivo ordenador da despesa, quando do provimento dos cargos referidos.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso era de até seis meses, e esgota no dia 27 de setembro.

O último concurso público do INPI aconteceu entre 2012 e 2013 nomeando 242 servidores de nível médio e superior. Os inscritos foram avaliados através de prova objetiva, de conhecimentos básicos e específicos, para todos os cargos; prova discursiva, somente para cargos de nível superior; e avaliação de títulos, para todos os cargos.

O salário oferecido na época para os cargos de nível superior era de até R$ 6.557,47.