Foram aplicadas as provas objetivas do concurso da Anatel em 2014. O Cespe/Unb divulga no próximo dia 16 (terça-feira) os gabaritos preliminares das provas objetivas aplicadas para Técnico e Analista. A seleção foi aberta pelo presidente substituto da Agência em Julho deste ano, para provimento de 100 vagas em cargos de Técnico e Analista para lotação na sede do órgão em Brasília/DF. O concurso teve um total de 44.655 inscritos, gerando uma concorrência média de 446 candidatos por vaga.

As provas objetivas aplicadas no último domingo tiveram 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os gabaritos preliminares da prova com as respostas corretas de cada questão saem após as 19 horas do dia 16 de setembro, no site da organizadora do certame, e estarão disponíveis para consulta também no portal Gabaritos Concursos. Os recursos contra os gabaritos preliminares e as questões poderão ser interpostos das 9 horas do primeiro dia, às 18 horas do segundo dia, ininterruptamente, a contar do dia subsequente ao da divulgação dos gabaritos, apenas no site do Cespe/UnB. O resultado preliminar e o gabarito definitivo sairão no dia 13 de outubro.

As funções abertas no órgão exigem ensino médio ou superior e têm salários entre R$ 5.418,25 a R$ 11.403,90 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Veja o edital de abertura do concurso.

Além da prova objetiva, o concurso teve etapa discursiva (redação) de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de nível superior e ainda terá avaliação de títulos, de caráter classificatório, também para empregos de nível superior.

Para candidatos com formação de nível superior foram ofertadas vagas de Analista Administrativo nas especialidades de Administração (2), Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (3), Desenvolvimento de Sistemas de Informação (6), Direito (3), Engenharia Civil (2) e Suporte e Infraestrutura de Tecnologia da Informação (4); e Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações nas áreas da Mídia Digital (4), Contabilidade (3), Economia (6), Engenharia (21), Métodos Quantitativos (10) e Direito (4).

Já para aqueles com formação de nível médio o concurso abriu vagas para Técnico Administrativo nas especialidades de Administração (17) e Comunicação (3); e Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações (12).

O prazo de validade do concurso é de 1 ano, contado a partir da homologação do respectivo resultado final por cargo, podendo haver prorrogação por igual período.