Os mais de 50 mil candidatos inscritos no concurso da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que realizaram prova objetiva e discursiva no dia 28 de setembro, poderão consultar a partir das 19 horas desta segunda-feira (27) os resultados das provas e classificação para as 143 vagas no órgão. O Diretor Geral do órgão informou por meio do Diário Oficial da União que o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva sairão hoje.

A publicação poderá ser consultada no site do Cespe/UnB, organizador do concurso, e também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as publicações referentes. A abertura do prazo de recursos contra os resultados abre amanhã (terça-feira) às 9 horas, apenas por formulário específico no site do Cespe/UnB, e ficará aberto pelo prazo de 2 dias, até quarta-feira às 18 horas.

O concurso foi aberto em julho deste ano para provimento de 143 cargos de nível médio e superior nas funções de Analista Administrativo, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, Técnico Administrativo e Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários. Os salários oferecidos variam entre R$ 5.418,25 e R$ 11.403,90. Veja mais do concurso.

A seleção teve 51.218 inscritos no total, gerando uma concorrência média de 357 candidatos por vaga. O cargo mais disputado é o de Técnico Administrativo para lotação em Salvador-BA, que teve incríveis 2.483 candidatos para 1 vaga ofertada.

Além das provas escritas objetivas e discursivas que foram realizadas, o certame será composto da avaliação de títulos de caráter classificatório para os cargos de nível superior e Curso de Formação Profissional, somente para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, a ser ministrado em Brasília/DF.

Concursos no país somam 34 mil vagas

O candidato aprovado, nomeado e designado deverá permanecer em exercício na unidade na qual tenha sido inicialmente lotado, durante o período mínimo de 3 anos.

A validade do concurso público será de um ano, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, e 5% das vagas serão reservadas para portadores de deficiência e 20% para os candidatos negros ou pardos.

Veja também: Dicas para concurso da banca Cespe/UnB