O concurso público do Instituto Federal de Brasília (IFB-DF) aplicou provas objetivas no último domingo para mais de 13 mil candidatos inscritos que disputam as 170 vagas abertas em cargos Técnicos Administrativos em Educação. O certame foi organizado e coordenado pela empresa Cetro Concursos. Os salários oferecidos para os futuros empossados vão de R$ 1.640,34 a R$ 3.392,42.

As provas ojetivas tiveram caráter eliminatório e classificatório, compostas por 50 questões de múltipla escolha, sendo 28 sobre Conhecimentos Específicos, 7 sobre Legislação, 5 sobre Raciocínio Lógico e 10 sobre Língua Portuguesa, para todos os candidatos. Candidatos a alguns cargos ainda passarão por uma etapa de prova prática, de acordo com o cargo pretendido. Já os candidatos de nível superior passaram por uma prova discursiva sobre conhecimentos gerais, na mesma data da prova objetiva.

Os gabaritos preliminares serão divulgados pela organizadora no dia 25 de agosto e poderão ser conferidos, na íntegra, também no portal Gabaritos Concursos possibilitando que o candidato possa verificar a sua pontuação e interpor os recursos que julgar necessário. Para interpor recursos contra os gabaritos preliminares e as questões da prov, o candidato deverá utilizar o endereço eletrônico da Cetro Concursos e seguir as instruções ali contidas. Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de 2 dias úteis, contados a partir da publicação dos mesmos.

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, com cada questão valendo 2 pontos. Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50 pontos. O candidato não aprovado na Prova Objetiva será eliminado do Concurso Público. Saiba mais no edital normativo do certame.

A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório teve o objetivo de avaliar o uso adequado da norma-padrão da Língua Portuguesa, a coesão, a coerência e o domínio técnico do assunto abordado, totalizando 30 pontos. Esta etapa será avaliada na escala de 0 a 30 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 15 pontos. Alguns candidatos ainda passarão por uma prova prática.