Após encerrar o prazo de inscrição do concurso público para ingresso no curso de formação em cargo de Soldado de 1ª Classe (QPM-2), Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Rio Grande do Sul divulgaram a data da prova objetiva e concorrência oficial do certame. A seleção, que está a cargo da organizadora Exatus, preencherá 2.000 vagas em várias regiões do estado, sendo 1.600 oportunidades para atuação no quadro da Polícia Militar (PM-RS) e 400 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS).

Foram 24.808 candidatos inscritos ao todo, sendo 4.270 inscrições para concorrer às vagas no Corpo de Bombeiros e 20.538 inscritos para a Brigada-RS. Um dado importante é que foram recebdidas mais de 37 mil pedidos de inscrição, no entanto grande parte dos participantes - 2.442 para os Bombeiros e 10.782 para a Brigada - não quitou o boleto da taxa de inscrição e não poderá fazer a prova. Para consultar se seu nome está na lista, acesse o edital de homologação das inscrições.

A lotação dos aprovados no concurso se dará por todo o estado, sendo que aprovados podem escolher sua cidade de atuação de acordo com sua classificação e vagas que surgirem. O concurso foi aberto pelo Governo do Estado para aumentar o efetivo da segurança pública e reserva 16% das vagas para os candidatos negros e pardos.

As provas objetivas ocorrerão no dia 06 de abril de 2014, em locais e horários ainda a serem divulgados no site da organizadora exatus.

O cargo de Soldado de 1ª Classe para atuação tanto na Brigada Militar quanto nos Bombeiros exige escolaridade de nível médio e oferece remuneração de R$ 1.864,70 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. A função dispõe de vagas para ambos os sexos e para poder participar o interessado deve preencher ainda os seguintes pré-requisitos (dentre outros):

- Idade entre 18 e 25 anos (no ato da inscrição);

- Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;

- Carteira de Habilitação na categoria "B".

O candidato deveria optar no ato da inscrição pelo local de realização da prova objetiva, que ocorrerá nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento - Veja edital do concurso.

Os inscritos no concurso serão avaliados por meio de 4 fases, sendo:

- Exame Intelectual (prova objetiva), de caráter classificatório e eliminatório;

- Exame de Saúde, de caráter eliminatório;

- Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório;

- Exame Psicológico, de caráter eliminatório.

As provas objetivas versarão sobre os seguintes conteúdos:

Disciplinas

Nº de Questões

Valor da

Questão

Nota Total

Língua Portuguesa

10

2

20

Matemática

10

2

20

Direitos Humanos e Cidadania

5

2

10

Legislação Específica

10

2

20

Conhecimentos Gerais

10

2

20

Informática

5

2

10

Total

50

-

100

A prova vale de 0 a 100 pontos, sendo que para ser aprovado o inscrito deve somar ao menos 50 pontos e não pode zerar nenhuma disciplina. O resultado final deste concurso dependerá da nota final da etapa objetiva e aprovação em todas as demais etapas.

Os candidatos poderão, de acordo com a sua classificação no concurso, escolher os locais para a realização do Curso Básico de Formação, conforme disponibilidade dos locais de Curso. A escolha do local de atuação se dará por ordem de classificação, de acordo com as necessidades da Brigada Militar. É válido lembrar que o Exame de Aptidão Física é diferente de acordo a opção de vagas (Bombeiros ou Polícia Militar).

Atribuição do Soldado

- Soldado da Polícia Militar-RS: Dentre outras atividades previstas em lei, destaca-se a execução de atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

- Soldado do Corpo de Bombeiros Militar: Dentre outras previstas em Lei, enfatiza-se a execução de atividades de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e de defesa civil.

Veja também a lista completa dos concursos abertos que ofertam mais de 25 mil vagas por todo o país.