O Cespe/UnB divulgou na última terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2014, o edital n. 05/2014 com retificação do edital de abertura do concurso público da Caixa Econômica Federal em 2014, estendendo o prazo de inscrições no certame. As inscrições que iriam se encerrar no dia 11, agora podem ser feitas até o término do dia 16 de fevereiro (domingo) - Veja a retificação.

concurso da Caixa busca formar cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário para atuar em todos os estados do Brasil. A função de Técnico Bancário Novo exige ensino médio completo e tem salário inicial de R$ 2.025,00 por jornada de trabalho de 30 horas semanais, mais vantagens diversas, como: Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação; participação nos lucros e resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento; programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e contrato de trabalho regido pela CLT com direito a FGTS, dentre outros.

O concurso está a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe/UnB que coordena todo o certame e já divulgou vários editais de retificação em relação ao edital de abertura do concurso (a última retificação foi citada acima). A retificação de n. 3 também é muito relevante, pois altera a data da prova objetiva do concurso, transferindo a mesma do dia 23 para o dia 30 de março de 2014, coincidindo com a data da aplicação das provas do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sendo assim, candidatos inscritos em ambos os concursos deverão optar por um destes para prestar a etapa objetiva, o que deverá diminuir a concorrência por cargo em ambas as seleções - Veja edital de retificação 03/2014. Estima-se que o concurso some mais de 1 milhão de inscritos.

Se você pretende prestar o concurso e ainda não efetuou sua inscrição acalme-se. O site da organizadora vem apresentando problemas técnicos devido ao grande número de acessos simultâneos, mas em horários de menor tráfego é possível acessá-lo normalmente. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico do Cespe: www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, até as 23h59min do dia 16 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição será de R$ 43,00. 

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 28 de fevereiro de 2014, possibilitando ao candidato se inscrever no concurso e pagar a inscrição posteriormente.

Os inscritos homologados no concurso serão avaliados por meio de provas objetivas e de redação. As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas agora na data provável de 30 de março de 2014, no turno da tarde, em locais a serem divulgados pelo Cespe/UnB no dia 17 de março. Os gabaritos preliminares sairão no dia 01 de abril de 2014. Já o resultado das provas tem data prevista para divulgação em 24 de abril de 2014 - Veja edital.

A prova objetiva terá 120 questões sobre conteúdos de Língua Portuguesa (14), demais conteúdos referentes aos conhecimentos básicos (36) e Conhecimentos específicos (70). A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20 pontos e consistirá de uma redação em língua portuguesa, de até 30 linhas, caracterizada pela coerência e pela coesão, com base em comando formulado pela Banca Examinadora.

Se você nunca prestou provas organizadas pelo Cespe/UnB é importante ter cautela, pois a cada erro você perde os pontos somados até então na avaliação, diminuindo sua nota final. Veja algumas informações referentes as provas do Cespe e esteja mais preparado para as avaliações.

A validade do concurso para aproveitamento dos aprovados será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período uma vez, a critério da Caixa. Candidatos aprovados no concurso serão nomeados durante o período de validade do mesmo, sendo que as nomeações atendem às necessidades da Caixa e obedecem rigorosamente a ordem de classificação dos aprovados de acordo a sua região escolhida no ato da inscrição.

Atualmente, são mais de 40 mil vagas abertas em concursos públicos pelo país, por isso não deixe de conferir a lista de concursos abertos