Está chegando ao fim o prazo para lançamento do edital de abertura do concurso da Polícia Federal neste ano.em breve. Autorizado pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, por meio da Portaria N. 101 de 26 de março, seleção tem prazo para lançar edital até dia 26 de setembro, aumentando a expectativa por parte dos interessados em ingressar no órgão.

Serão abertas 600 vagas no cargo de Agente do Quadro de Pessoal do Departamento (DPF), função que exigirá formação de nível superior em qualquer área e terá remuneração por volta de R$ 7.500,00, além de auxílio alimentação de R$ 373,00. A organizadora do certame será definida nos próximos dias e tudo indica que o Cespe/UnB será novamente o escolhido. Veja portaria de autorização do concurso.

O provimento dos cargos previstos na autorização do MPOG dependerá de prévia autorização do Ministério e da existência de vagas na data de nomeação, bem como da declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. Recentemente, 1.600 vagas foram autorizadas para provimento de concursos realizados pela PF em anos anteriores.

Caso seja o Cespe/UnB o escolhido para organizar o novo concurso, as matérias a serem cobradas na prova não deverão mudar muito. A última seleção teve prova objetiva com 120 questões com julgamento de "certo" ou "errado"; além de prova discursiva que exigiu a elaboração de texto narrativo e/ou descritivo de até 30 linhas. A prova objetiva cobrou conteúdos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Noções de Economia, Noções de Contabilidade, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Especial.

A última seleção disponibilizou vagas para lotação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.

O candidato interessado em ingressar no cargo de Agente de Polícia Federal deverá, caso nomeado, executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.