O Banco do Brasil divulgou por meio de sua assessoria de imprensa o número de inscritos no concurso para cargo de Escriturário aberto em 15 estados. Segundo o órgão, foram cerca de 535 mil pessoas inscritas na seleção que admitirá pessoal nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Em comparação com o concurso anterior para a mesma região, foram 58% a mais de participantes nessa nova seleção.

O certame irá formar cadastro reserva em 2.499 postos de nível inicial da Carreira Administrativa do Banco, onde os aprovados são convocados conforme necessidade de provimento das vagas. A Fundação Cesgranrio coordena a seleção que terá provas no dia 15 de março de 2015 aplicadas em 90 cidades.

Segundo informações do banco, jovens solteiros com até 25 anos de idade são 51% dos inscritos. Apesar de o concurso ser para nível médio de escolaridade, foi observado que a grande maioria (66%) já está cursando ou concluiu o nível superior de escolaridade, inclusive com especialização, mestrado e doutorado. Além disso, 33% dos inscritos informaram possuir domínio de outro idioma. A maioria, 61% dos inscritos, já está empregada.

O cargo de Escriturário exige nível médio completo e tem salário inicial de R$ 2.227,26, mais vantagens como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (plano de saúde) e previdência privada. Veja o edital de abertura

Do total de vagas a serem preenchidas, 20% são para pessoas negras ou pardas e 5% para portadores de deficiência.

MPU abre 25 vagas para Técnicos e Analistas

A prova terá 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório. Instituída a pouco tempo nos concursos do banco, a prova de redação também ocorrerá nesta seleção.

O Banco do Brasil é atualmente a maior instituição financeira da América Latina e tem mais de 100 mil funcionários em todo país.