De 15 de dezembro de 2014 a 21 de janeiro de 2015, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM) inscreveu para seu concurso público que visa preencher 87 vagas e formar cadastro reserva em cargos de Analista e Técnico. O processo seletivo contou com mais de 64 mil inscritos e teve provas no último domingo, 1º de março, na cidade de Brasília, Distrito Federal. De acordo com a Fundação Carlos Chagas, o gabarito das provas deve sair a partir das 17h de hoje, 02 março, pelo site da mesma - www.concursosfcc.com.br e estará disponível para consulta também no site Gabaritos Concursos, que acompanha as publicações e traz um ranking com a pré-classificação dos participantes.

O primeiro concurso público da história do CNMP oferece oportunidades para candidatos de nível superior (Analista), no total de 38 vagas, cujas áreas são Direito, Arquivologia, Comunicação Social, Contabilidade, Engenharia Civil, Estatística, Controle Interno, Gestão Pública, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura. O salário inicial da carreira é de R$ 8.178,06. Já para nível médio são 49 vagas nos cargos de Técnico Administrativo e Técnico de Segurança Institucional, tendo remunerações de R$ 5.996,28. Do total de vagas previstas no edital, 9 serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência. Confira o edital de abertura.

O processo seletivo contou com avaliações por meio de aplicação de provas objetivas para todos os candidatos inscritos, mais prova dissertativa e discursiva para os cargos de nível superior. O conteúdo programático previsto discorreu sobre conhecimentos gerais (peso 1), totalizando 20 questões nas matérias de língua portuguesa, legislação de interesse institucional e raciocínio lógico-matemático; e 40 questões de conhecimentos específicos, com peso 3.

As questões da prova objetiva ficarão disponíveis no site da organizadora até o último dia para interposição de recursos, dias 3 e 4 de março. O resultado final não possui data definida para sua divulgação.

O Concurso Público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do Conselho Nacional do Ministério Público.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição. O órgão foi criado em 30 de dezembro de 2004 e tem sede em Brasília (DF). O CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao Ministério Público. Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).