Ocorrem neste domingo as provas objetivas e discursivas do concurso público organizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia. A organizadora FGV já divulgou os locais de prova na semana passada para os mais de 134 mil inscritos. As provas ocorrerão em estabelecimentos da capital Salvador e nas seis cidades do interior em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Consulte seu local de prova.

O concurso público irá preencher 200 vagas em cargos de níveis médio e superior nas funções de Técnico e Analista Judiciário para atuação nas Serventias da Justiça e na área administrativa do TJ-BA. Das vagas existentes e das que vierem a ser criadas durante o período de validade do concurso 5% serão destinadas às pessoas com deficiência. O período de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez a critério do TJ da Bahia.

O concurso promete ser um dos mais concorridos da história e registrou a incrível marca de 673 candidatos por vaga. O cargo de Técnico Judiciário/ área Administrativa tem concorrência de impressionantes 3.053 candidatos por cargo ofertado. Já para Técnico Judiciário/ Escrevente são 76.110 para apenas 75 vagas, resultando em 1.014 por vaga. Ainda com mais de 1.000 inscritos por vaga constam os cargos de Analista Judiciário/ Enfermagem (1.593), Analista Judiciário/ Administração (1.091) e Analista Judiciário/ Assistência Social (1.088). Veja a concorrência completa.

O salário inicial para Analistas está fixado em R$ 5.117,24 e para Técnicos será de R$ 3.091,21, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

As provas deste domingo serão compostas de 60 questões de múltipla escolha para Técnicos e de 70 questões para Analistas sobre conteúdos de língua portuguesa, legislação, informática e conhecimentos específicos. Veja o edital.

A prova discursiva também será aplicada no domingo, no turno da manhã para candidatos aos cargos de Técnico Judiciário e à tarde para candidatos aos cargos de Analista Judiciário. A prova discursiva terá caráter eliminatório e classificatório, onde o candidato deverá redigir texto sobre um tema alusivo ao cargo, em gênero dissertativo-argumentativo que deverá conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

Dicas para concursos da FGV

A Avaliação de Títulos será aplicada somente para os candidatos aos cargos de Analista Judiciário considerados aprovados na Prova Escrita Discursiva. Esta Avaliação valerá, no máximo, 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esse valor.

Veja também; Lista de concursos abertos na Bahia