No aguardo da abertura de um novo concurso, Diário Oficial da União de 23 de Setembro divulgou novas convocações feitas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) dos aprovados no concurso anterior. Os novos editais de convocação informam da disponibilidade de vagas àqueles que ainda estão no cadastro de reserva e podem ser convocados. As vagas disponíveis são para lotação na Bahia, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Os candidatos que manifestarem interesse no preenchimento das vagas deverão apresentar requerimento à respectiva Gerência de Recursos Humanos da ECT, localizada em endereços constantes nos editais de convocação publicados nas páginas 103, 104, 105 e 106 do Diário da União.

São 12 vagas disponíveis aos candidatos aprovados para o cargo de Carteiro, para lotação em Rio Branco/AC, Canela/RS, Várzea Nova/BH, Lucas do Rio Verde/MT; e uma vaga de Atendente Comercial na base de Juazeiro localizada em Sento Sé/BH.

Ainda no dia 23 de setembro de 2014, a empresa lançou novos editais convocando aprovados no cargo/especialidade de Agente de Correios - Atendente Comercial para estados do Acre e Bahia. A convocação vai de encontro com o previsto no Edital, ou seja, em ordem rigorosa de classificação. O não pronunciamento do aprovado indica a não aceitação da vaga oferecida, sem que isto implique qualquer alteração da ordem de classificação de sua Localidade base (microrregião).

Apesar dos Correios continuarem com as nomeações dos aprovados do último concurso, uma nova seleção vem sendo estudada para locais onde não há mais aprovados a nomear. Além de suprir essas vagas nas regiões em que não há mais aprovados, o Ministério Público do Trabalho exige que os Correios substituam todos os profissionais terceirizados em desacordo com a legislação, por concursados. Ainda não houve uma confirmação da parte dos Correios, mas com a necessidade da Agência de substituir os terceirizados e ampliar seu quadro, é veemente a necessidade de um novo concurso.

Veja também - Correios prorrogam validade de concurso em 5 estados

Além das vagas para cargos de nível médio nas funções de Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo, o novo concurso deverá ter vagas também para nível superior. As últimas convocações para Administrador, Engenheiro (várias áreas), Enfermeiro, Advogado, Analista de Sistemas, Médico, Psicólogo e Odontólogo ocorreram em agosto de 2013, o que reforça a expectativa para lançamento de um novo edital para empregos desse nível em breve. Ainda não se tem uma estima exata de vagas que serão ofertadas, sendo que a empresa segue definindo tanto o número de vagas, como as carreiras, regiões contempladas e as regras do novo certame. Porém, de acordo com a seleção anterior, a empresa deve abrir milhares de oportunidades por todo o país.

Prepare-se:

O último concurso dos Correios ocorreu em 2011 e teve 9.190 vagas de nível médio/técnico e superior por todo o país. Foram mais de um milhão de inscritos. Além do salário base de R$ 807,29 na época, os aprovados tinham direito aos benefícios de vale alimentação/refeição; vale cesta básica; vale transporte; possibilidade de desenvolvimento profissional; plano de cargos, carreiras e salários estruturado; auxílio creche ou auxílio babá; auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física; assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos dependentes legais e Plano de Previdência Complementar.