Seguem até às 23h59min desta terça-feira, 24 de fevereiro, as inscrições para participação no concurso público realizado pela Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal, que visa preencher 1.100 vagas para Agente Penitenciário, sendo 200 destas para preenchimento imediato e 900 para formação de cadastro reserva.

As inscrições, abertas em 19 de janeiro de 2015, podem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Universa, coordenadora da seleção -  www.universa.org.br, cuja taxa está afixada em R$ 77,00.

A função exige diploma de curso de nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e tem salário inicial de R$ 4.745,00. As provas serão aplicadas em Brasília-DF.

Do total de vagas destinadas para o cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 20% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência. Os candidatos nomeados estarão sujeitos ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal. Confira o edital de abertura.

O certame constará de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 19 de abril de 2015, em locais e horário a serem divulgados pela organizadora e no Diário Oficial do Distrito Federal, na data provável de 6 de abril.

A prova objetiva será composta de 150 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 100 de conhecimentos específicos, que abarcam os conteúdos programáticos de língua portuguesa, atualidades, ética no serviço público e raciocínio lógico. Os conhecimentos específicos discorrerão sobre noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Direitos Humanos.

Apostila de estudo para Agente Penitenciário

Os candidatos aprovados na prova objetiva ainda terão mais 4 etapas de seleção, a saber: teste de aptidão física, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social e curso de formação, todos seguem caráter unicamente eliminatório.

O curso de formação terá duração de 420 horas/aulas e será realizado de segunda à sexta-feira, podendo, ainda, a critério exclusivo da SEAP, estender-se aos sábados, domingos e feriados e ao período noturno.

O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.