Ocorre nos próximos dias a abertura do esperado concurso público do Tribunal de Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Órgão homologou recentemente contratação da banca organizadora responsável pela coordenação do certame, sendo a Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda. - AOCP. responsável pela etapa de avaliação dos candidatos. O edital de abertura sai ainda no mês de maio.

A escolha da organizadora se deu por meio de Pregão Eletrônico da Justiça Eleitoral, onde foram descritos os cargos que terão oportunidades. Documento traz oferta de vagas para carreiras de Técnico e Analista Judiciário, com exigência de nível médio e superior, respectivamente. Do total de vagas, 5% será destinado aos candidatos portadores de deficiência. A vigência do concurso será de 24 meses.

Vagas abertas

Para o cargo de Técnico Judiciário, as vagas serão destinadas à Área Administrativa e candidatos devem ter ensino médio ou técnico completo. A remuneração da função é de R$ 5.365,92 e empossados serão lotados nos Fóruns Eleitorais de Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia, Feijó e Senador Guiomard.

As vagas para Analista Judiciário destinam-se às áreas de Contabilidade, Engenharia e Judiciária e possuem exigência de diploma de graduação na área e registro no conselho regional da categoria. A remuneração de Analista é de R$ 8.803,97 e lotação dos aprovados se dará na Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

Veja a lista completa de concursos no Acre

Provas

O concurso constará de apenas uma etapa, composta por prova objetiva, a ser aplicada na cidade de Rio Branco, com 40 questões de conhecimentos gerais, abarcando os conteúdos de gramática e interpretação de texto, noções de informática, normas aplicáveis aos servidores públicos federais, Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Acre e Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral do Acre; e 20 questões de conhecimentos específicos. No mesmo dia, haverá prova discursiva, também para todos os candidatos.

O último concurso do órgão foi em 2010 e ofertou 7 vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de Analista e Técnico Judiciário. O prazo de validade da seleção encerrou-se em 2014.

As avaliações se deram por meio de prova objetiva, com questões de língua portuguesa e noções de informática (para o cargo de Analista) e língua portuguesa, matemática, noções de informática e de arquivologia (para o cargo de Técnico), além de questões de conhecimentos específicos de acordo com cada função. Veja o edital.