Conforme acordo feito com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Banco do Brasil S.A. não deve mais realizar concursos públicos para formação de cadastro de reserva, como é muito comum no órgão. Nos próximos certames, o BB deverá estipular a previsão de vagas disponíveis, representando a real necessidade de servidores a serem contratados.

O acordo judicial firmado entre o MPT e o Banco do Brasil tem o intuito de proporcionar maior transparência nos concursos realizados pela instituição, pois deve "prever a mudança no sistema de convocações do Banco do Brasil, retirando a figura exclusiva do Cadastro de Reserva", afirma o procurador Carlos Brisolla. Já o representante do Banco afirmou que certamente serão convocados mais de que os 2.627 concursados beneficiados diretamente pelo Acordo.

Banco do Brasil planeja novo concurso para segundo semestre de 2015

O acordo traz ainda  que os cadastros reservas poderão continuar a serem utilizados, porém, sem criar falsas expectativas nos candidatos aprovados, que terão direito assegurado, caso estejam dentro do quantitativo inicial previsto.

No documento que traz o acordo, o Banco garante o mínimo de 500 candidatos para o Edital nº 01/2013, 1.177 para o Edital nº 02/2013 e 950 aprovados para o Edital nº 03/2012. No Edital nº 02/2014, ainda não concluído e que só consta a figura do Cadastro de Reserva, o Banco do Brasil vai encaminhar, em 90 dias após a homologação do resultado, o número de vagas abertas. Os concursados que estiverem dentro deste quantitativo terão, obrigatoriamente, o direito a nomeação.

As convocações respeitarão a ordem classificatória de cada seleção realizada, sob multa de R$ 300 mil caso haja descumprimento por parte do Banco dessa norma. O prazo para convocação é a validade do próprio Edital.

O Acordo vai para homologação do juízo da 20ª Vara do Trabalho de Brasília. As ações individuais já protocoladas ou que ainda venham a ser ajuizadas por candidatos interessados não sofrerão consequência.

Concurso 2015

O Banco do Brasil está com concurso público em andamento, que deverá ter resultado final divulgado no próximo dia 16 de abril de 2015. O certame, que recebeu mais de 535 mil candidatos inscritos, destina-se a formação de cadastro reserva para 2.499 postos de nível inicial da Carreira Administrativa do Banco, no cargo de Escriturário.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova de redação e prova objetiva, constituída de 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos, com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, atualidades do mercado financeiro; e 45 questões de conhecimentos específicos, requerendo estudos em cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática, conhecimentos bancários e língua inglesa, no dia 15 de março de 2015.

Curso preparatório para carreira bancária

A função de Escriturário exige certificado de conclusão de nível médio e tem salário inicial de R$ 2.227,26 por jornada de trabalho semanal de 30 horas, mais vantagens como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (plano de saúde) e previdência privada.

Os candidatos aprovados serão alocados em uma das dependências da empresa, situadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. O concurso é regionalizado e oferta vagas para agências situadas nestes estados.

Do total das vagas, o edital ainda reserva 5% para os candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos afrodescendentes ou pardos.

O Banco do Brasil é atualmente a maior instituição financeira da América Latina e tem mais de 100 mil funcionários em todo país.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil.

Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Tocantins