O Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público divulgou através da Portaria Nº 151 por meio do Diário Oficial da União de 15 de Julho a formação de uma comissão que será responsável pela organização do primeiro concurso público do órgão. A portaria, na verdade, apenas altera outra resolução já publicada em maio de 2014, alterando a sua redação e a comissão formada inicialmente.

A comissão será composta pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e por demais servidores do Quadro Administrativo do Órgão e o objetivo do concurso é selecionar candidatos de nível médio e superior para os cargos de Técnico e Analista.

Está prevista a abertura de 87 vagas com salários entre R$ 4.700,00 e R$ 7.700,00 para as carreiras de nível médio e superior, respectivamente, para ingresso nas áreas/especialidades de Administração, Segurança Institucional, Engenharia Civil, Arquivologia e Gestão Pública.

Veja outros concursos previstos

Sobre o CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição. O órgão foi criado em 30 de dezembro de 2004 e tem sede em Brasília (DF).

O CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao Ministério Público. Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).