Foi divulgado nesta quarta-feira, 25 de março, através do Diário Oficial da União, processo seletivo simplificado a ser realizado pela Eletrobras Termonuclear e FURNAS Centrais Elétricas SA, estado do Rio de Janeiro, que visa o preenchimento de 82 vagas no Programa Jovem Aprendiz para ingresso nos Cursos de Logística, Eletricista da Indústria Audiovisual e Web Designer para o ano letivo de 2015. O edital reserva aos aprendizes portadores de deficiência 5% das vagas existentes na seleção.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter idade entre 14 e 18 anos incompletos em 18 de maio de 2015, estar cursando o ensino fundamental a partir do 9º ano (antiga 8ª série do Ensino Fundamental) e ser considerado apto nos exames médicos pré-admissionais.

Os alunos aprovados irão receber salário mínimo-hora (piso regional), além de auxílio transporte e auxílio alimentação ou auxílio refeição. A jornada de aprendizagem será de quatro horas diárias, totalizando vinte horas semanais, vedadas a prorrogação e a compensação de jornada.

As inscrições deverão ser realizadas unicamente no Posto de Atendimento do SENAI Laranjeiras, localizado na Rua Esteves Junior, 47 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ, no dia 28 de março de 2015, no horário de 9h às 16h, considerando-se o horário oficial do Rio de Janeiro.

Veja todos os concursos públicos abertos no estado do Rio de Janeiro.

Como métodos de avaliação, o seletivo realizará prova objetiva, que terá duração de 3 horas e será constituída de questões distribuídas entre as disciplinas de português e matemática. A aplicação das provas acontecerá no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado na Avenida Brasil nº 9020 - Olaria - Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 2015, às 9h30 da manhã.

Os cursos serão ministrados nos turnos da manhã ou da tarde, conforme disponibilidade do SENAI. O horário do turno da manhã será de 8h às 12h e o da tarde de 13h às 17h

O SENAI Laranjeiras fornecerá, ao término do contrato de aprendizagem, certificado de qualificação profissional, àqueles que atingirem o índice mínimo de aproveitamento e de frequência, o qual conterá o curso oferecido, com a respectiva carga horária e desempenho obtido (grau outorgado) pelo aprendiz.