Saem hoje (14) os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso realizado pelo Exército Brasileiro em 2014. Seleção irá preencher 1.380 vagas para ingresso em curso de formação de Sargento das Armas, Sargento da Saúde e Sargento Músico. O número total de inscritos na seleção não foi divulgado pelo Exército.

O Exame intelectual (prova objetiva) ocorreu no dia 12 de outubro em várias cidades pelo país e constou de 4 partes para cargo de Sargento Combatente, e 5 para as áreas de Música e Saúde, sobre conhecimentos de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical (somente para os candidatos da Área Música), Conhecimentos Específicos de Enfermagem (somente para os candidatos da Área Saúde); e redação.

Além da prova objetiva o exame terá valorização de títulos; Inspeção de saúde; Exame de aptidão física; e Exame de habilitação musical para os candidatos da área Música. Para ser aprovado o candidato deverá obter no mínimo 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova e ser considerado apto na questão de Redação.

Os gabaritos preliminares sairão no dia 14/10 no site do Exército e poderão ser consultados também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da seleção.

As funções exigem que os candidatos sejam brasileiros e do sexo masculino para todas as áreas, exceto para área da saúde onde há vagas para ambos os sexos; idade mínima de 17 e máxima de 26 anos para os cursos de Sargentos da Saúde e Sargentos Músicos e idade máxima de 24 anos para curso de Sargentos do Exército; ensino médio completo; medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m, para o sexo feminino e não ser oficial, aspirante-a-oficial ou guarda-marinha que esteja na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares. Veja o edital do concurso.

Segundo informações publicadas no Diário Oficial da União, o edital publicado de número 02/2014 oferece 1.220 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército (exceto da qualificação militar de sargentos de saúde e músico). O edital 03/2014 conta com 80 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta (17), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (2), Flauta em dó/Flautim em dó (3), Oboé em dó/Corne-inglês (2), Saxhorne (8), Saxofone (11), Tuba (7), Trombone (11), Trompa (4) e Trompete (15). Já o edital 04/2014 abre 80 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos de Saúde do Exército no curso de Técnico em Enfermagem.