O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) e intermédio da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), divulga homologação do resultado final de concurso público destinado à admissão de candidatos aos Cursos de Formação de Sargentos, os quais iniciarão em maio de 2015 e encerrarão em novembro de 2016. Confira a relação dos aprovados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de abril.

O certame ocorreu em 2014 e oportunizou 1.380 vagas nos Cursos de Formação de Sargentos das Armas (EsSA), Sargentos da Saúde e Sargentos Músicos, para candidatos de nível médio.

Os editais ofertaram vagas para alunos no Curso de Formação de Sargentos do Exército; no Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó/Corne-inglês, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Trombone, Trompa e Trompete; e no Curso de Formação de Sargentos de Saúde do Exército no curso de Técnico em Enfermagem.

Para concorrer às funções, os candidatos deveriam ser do sexo masculino para todas as áreas, exceto para área da saúde onde há vagas para ambos os sexos; possuir idade mínima de 17 e máxima de 26 anos para os curso de Sargentos da Saúde e Sargentos Músicos e idade máxima de 24 anos para curso de Sargentos do Exército; ensino médio completo; medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m, para o sexo feminino e não ser oficial, aspirante-a-oficial ou guarda-marinha que esteja na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares. Veja o edital.

As etapas de avaliação dos candidatos foram: exame intelectual (prova objetiva); valorização de títulos; inspeção de saúde; exame de aptidão física; exame de habilitação musical para os candidatos da área Música.

As provas objetivas foram realizadas no dia 12 de outubro de 2014, nas organizações militares sede, localizadas nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, Resende/RJ, Vila Velha/ES, Niterói/RJ, Juiz de Fora/MG, Belo Horizonte/MG, Três Corações/MG, São João Del Rei/MG, Uberlândia/MG, Montes Claros/MG, São Paulo/SP, Campinas/SP, Lins/SP, Guarujá/SP, Taubaté/SP, Pirassununga/SP, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Cruz Alta/RS, Santiago/RS, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS, Bagé/RS, Florianópolis/SC, Cascavel/PR, Curitiba/PR, Ponta Grossa/PR, Salvador/BA, Aracaju/SE, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN, Fortaleza/CE, Teresina/PI, São Luís/MA, Petrolina/PE, Manaus/AM, Tabatinga/AM, Altamira/PA, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR, Porto Velho/RO, Tefé/AM, Belém/PA, Macapá/AP, Imperatriz/MA, Santarém/PA, Itaituba/PA, S. Gabriel da Cachoeira/AM, Brasília/DF, Palmas/TO, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Corumbá/MS, Rondonópolis/MT e Dourados/MS.

Os candidatos realizaram provas compostas por matemática, português, história e geografia do Brasil e prova discursiva. Questões sobre Teoria Musical e conhecimentos de Enfermagem foram abordadas nas provas dos Cursos das áreas de Música e Saúde, respectivamente.