Para quem deseja fazer estágio na empresa Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, processo seletivo inscreve até amanhã, 26 de fevereiro, pelo site do órgão www.petrobras.com.br, sem taxas.

O certame tem o intuito de formar cadastro reserva de Estagiários da estatal em funções de nível médio, técnico e superior para atuação nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A alocação dos estagiários internamente será realizada de acordo com a conveniência e a necessidade da Petrobras, respeitado o município e a unidade escolhidos na inscrição. O estudante em estágio receberá uma bolsa referente aos programas de estágio remunerado que varia entre R$ 473,97 e R$ 1.853,27, por carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais. Confira o edital Processo Seletivo Petrobras 2015 Estagiários

Para candidatos de nível médio as vagas são para Técnico em Administração, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Geologia, Técnico em Informática, Técnico em Inspeção de Equipamentos, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Metalurgia, Técnico em Mineração, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Suprimento.

Para nível superior candidatos deverão estar cursando Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Banco de Dados, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Minas, Engenharia Geológica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automoção, Ciências da Computação ou Informática, Engenharia de Matérias, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia de Geodésia e Topografia, Engenharia Química, Estatística, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Marketing, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Segurança da Informação ou Serviço Social.

Para estágio de nível médio e técnico, quando da convocação, o candidato deve estar cursando ensino médio ou técnico com matrícula e frequência regular atendendo as orientações da Lei 11.788/2008, cujas instituições de ensino oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC.

Já estagiários de nível superior devem estar cursando no mínimo o 3º período (condicionado aos requisitos mínimos dispostos em cada vaga) com matrícula e frequência regular em curso do ensino superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo), somente para os cursos aceitos pelo PCAC (Plano de Classificação e Avaliação de Cargos) da Petrobras como requisito de formação para o cargo correlato e cujas instituições de ensino devem ser oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC.

Das Provas

O certame será realizado de forma online e composto da análise de pré-requisitos e avaliação de conhecimentos básicos, em primeira etapa. Já a segunda etapa será de forma presencial e composta de entrevista para avaliação de conhecimentos específicos e habilidades.

A prova online deverá ser realizada e concluída nos dias 28 de fevereiro e/ou, 01 de março das 08h às 18h. No dia 09 de março de 2015 o candidato terá acesso às notas obtidas na prova online, assim como sua classificação, através do site do Petrobras.

As convocações para a entrevista serão realizadas pelo CIEE por e-mail e/ou contato telefônico.

O candidato que deseja participar da seleção deverá estar preparado quanto as matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais, a respeito de fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 6 meses, bem como elementos de política brasileira; cultura e sociedade(música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão); descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea; meio ambiente e cidadania (problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais); e história e geografia do Brasil.

O processo de recrutamento e seleção terá validade de um ano, contada a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final, não havendo prorrogação.