Aconteceu ontem, 22, a aplicação da primeira etapa de provas do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão-SP, destinado ao preenchimento de 295 vagas mais formação de cadastro reserva no quadro geral de pessoal do magistério municipal para diversas áreas de atuação. Os candidatos prestaram as avaliações em localidades dos municípios de Cubatão e Santos, no Estado de São Paulo. Somente os cargos de Auxiliar I (Inspetor de Alunos e Merendeira) e Secretário de Escola terão suas provas aplicadas no dia 01 de março de 2015, com divulgação de gabaritos prevista para o dia 03.

A prova teve duração de 3 horas, com 40 questões que compreenderam as matérias de português e matemática, além dos conteúdos de conhecimentos específicos de acordo com o cargo, conforme edital de abertura. Os aprovados na prova objetiva para os cargos de Professor (todos), Assistente de Direção de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Orientador Educacional e Supervisor de Ensino serão submetidos a prova de títulos na próxima etapa da seleção. A divulgação dos resultados das provas ainda não possui data estipulada.

Os gabaritos oficiais estão previstos para serem divulgados até amanhã, 24 de fevereiro, através do endereço eletrônico do IBAM e poderão ser visualizados também no site Gabaritos Concursos, que acompanha a seleção e traz um ranking com a pré-classificação dos participantes. O prazo para interposição de recurso será de 2 dias úteis observando-se o termo inicial como o 1º dia útil subsequente a publicação dos fatos nos sites referidos.

O certame inscreveu do dia 22 de dezembro de 2014 ao dia 22 de janeiro de 2015 e teve mais de 36 mil candidatos inscritos.

De acordo com o edital, as oportunidades ofertadas são para os cargos de Inspetor de Alunos, Merendeira, Secretário de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Educação Especial, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Português, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico, Assistente de Direção de Escola, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.302,51 e R$ 4.471,27 por jornadas de 20h, 36h ou 40 horas semanais. Do total de vagas abertas, 5% são reservadas para portadores de deficiência e 20% para candidatos afrodescendentes.

O prazo de validade deste concurso público é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Cubatão.