Agora é oficial. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO abrirá concurso público para 80 vagas em 2014. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, autorizou abertura da seleção que preencherá cargos de nível intermediário e superior em 5 funções do órgão.

O provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ser autorizado pelo MPOG segundo existência de vagas na data da nomeação; e obedecendo a declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

As oportunidades serão para cargos de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade (39), Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade (11), Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior (2), Técnico em Metrologia e Qualidade (9) e Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade (19).

O próximo passo agora é a escolha da empresa organizadora do certame, obrigação esta do Presidente do INMETRO, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público é de até seis meses, contado a partir da data de publicação da Portaria, ou seja, até fim do mês de novembro de 2014. Confira a Portaria n. 167 que autoriza a seleção.

Concurso de 2010

O último concurso no INMETRO ocorreu em 2010 e ofertou 253 vagas para funções de níveis médio, técnico e superior, com salários entre R$ 2.504,68 e R$ 5.964,34, mais gratificações. Eram 164 vagas para cargos de nível superior, 10 para nível médio e 79 de nível médio/técnico para lotação nas unidades localizadas nos estados de Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O concurso foi organizado pelo Cespe/UnB e aplicou provas em todas as 26 capitais das Unidades da Federação no dia 12 de dezembro/2010. Os candidatos foram submetidos a prova objetiva escrita e avaliação de títulos. Para empregos de nível superior houve ainda aplicação de prova discursiva (redação). Veja o edital do úlitmo concurso.