O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS aplicou as provas objetivas do concurso público que preencherá 300 vagas de Analista do Seguro Social, cargo que tem remuneração de R$ 7.147,12 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. De acordo com a empresa coordenadora do certame, número de inscritos no concurso é de 164.200, ou seja, a concorrência média chega a 547 candidatos por vaga.

As provas ocorreram dia 13 de outubro no turno da tarde, em 98 cidades espalhadas pelo país.

Os gabaritos preliminares das provas foram divulgados hoje, dia 14/10, e o resultado com as notas dos candidatos sairá na data prevista de 31 de outubro pelo site da Funrio. Respostas da prova podem ser consultadas também pelo portal Gabaritos Concursos que acompanha as publicações em tempo real.

Oportunidades abertas no órgão são para graduados em alguma das seguintes áreas: Estatística, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia ou Letras. Vagas serão para diversos estados do país, distribuídas entre as Superintendências Regionais do Norte Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste I, Sudeste II, Sul e Administração Central.

Aprovados e nomeados serão submetidos ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e deverão atuar na instrução e análise de processos e cálculos previdenciários, na manutenção e revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

A prova teve 60 questões versando sobre matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos, conforme distribuição constante no Edital do concurso.

Concurso do INSS havia sido autorizado pela Portaria n. 17 de 31 de janeiro de 2013, publicada no Diário Oficial da União, que previa abertura de 500 vagas no órgão. No entanto, a Portaria Nº 240, de 4 de Julho, revogou a anterior e diminuiu o número total de vagas a serem ofertadas no concurso, passando para 300.