A Marinha do Brasil acaba de abrir inscrições para um novo concurso publico que está selecionando 105 candidatos graduados (nível superior) para atuarem nos cargos de Oficial da Armada e Oficial Fuzileiro Naval. A aprovação no processo garantirá aos candidatos o ingresso nos cursos de formação para adentrar nos Quadros Complementares de Oficiais da Armada (QC-CA) e Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN) da Marinha do Brasil.

Os cargos oferecidos são para especialidades nas áreas de Engenharia da Computação, Ambiental, Eletrônica, Mecânica, Cartográfica, Civil, entre outras. Além das titulações relacionadas para cada profissão, serão considerados válidos os documentos comprobatórios de conclusão da graduação de Bacharelado cujas denominações utilizadas constem nos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura do Ministério da Educação (MEC). Veja os editais.

São 82 vagas destinadas ao cargo de Oficial da Armada e 23 para o cargo de Oficial Fuzileiro. Das vagas abertas, 20 se destinam a candidatos afrodescendentes.

Os candidatos serão selecionados através de etapas de prova escrita, inspeção de saúde e teste de aptidão física. A previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Cuiabá/MT, em dia e local a ser informado pela Marinha no dia 21 de setembro.

De acordo com o edital, a etapa de inspeção de saúde acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015 e o teste de aptidão física entre os dias 26 de janeiro e 13 de fevereiro do mesmo ano. Após todas as etapas classificatórias e eliminatórias os candidatos ainda passarão pelo curso de formação, que tem início previsto para 30 de março de 2015.

Para efetuar a inscrição no concurso os interessados devem acessar os sites disponibilizados pela Marinha para este fim, entre os dias 30 de julho e 04 de setembro de 2014. As inscrições acontecerão exclusivamente através da internet nos seguintes endereços: www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.