A Polícia Federal, através do Cespe/UnB, divulga na data de 07 de fevereiro, os locais de realização da prova escrita objetiva do concurso público que preencherá 566 vagas nos cargos de Agente Administrativo, Administrador, Arquivista, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico e Psicólogo em 2014. O concurso encerrou as inscrições no dia 23 de dezembro de 2013 e preencherá 566 vagas (41 para pessoas com deficiência) de nível médio e superior em todos os estados do Brasil. As remunerações vão de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A organizadora do concurso ainda não divulgou o quantitativo de inscritos, mas estima-se que mais de 200 mil participem da avaliação, saindo então a concorrência por cargo de acordo com o estado/lotação, que se dará em qualquer Unidade do Departamento de Polícia Federal localizada no estado escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

As provas objetivas do concurso ocorrem em todas as capitais do país para cargos de nível médio (Agente Administrativo) e somente em Brasília-DF para os cargos de nível superior, na data prevista de 16 de fevereiro de 2014. As mesmas se darão por meio de 120 questões escritas objetivas compatíveis com a escolaridade e atribuições do cargo, valendo 1 ponto cada (0 a 120), sendo 50 questões sobre conhecimentos gerais e 70 questões de conhecimentos específicos - Veja edital.

Cada questão terá apenas 2 alternativas, com opções de "CERTO ou ERRADO", seguindo os parâmetros do Cespe/UnB. Para cada acerto será contabilizado 1 ponto e para cada erro será descontado 1 ponto. Caso o inscrito marque ambas ou nenhuma alternativa a mesma torna-se nula não somando nem subtraindo pontos na nota final. Para ser aprovado o candidato necessita alcançar o seguinte número de pontos em cada área de conhecimento da prova:

- 10 pontos em conhecimentos gerais;
- 21 pontos em conhecimentos específicos;
- 36 pontos no somatório das questões da prova.

Os gabaritos das provas serão divulgados em até 2 dias após a realização das mesmas pela organizadora, e estarão postados também no site Gabaritos Concursos, que acompanha a etapa.

Os candidatos aos cargos de nível superior mais bem classificados na prova objetiva terão sua prova de redação corrigida. A prova discursiva ocorre simultaneamente à etapa objetiva, valendo de 0 a 13 pontos, por meio da autoria de um texto dissertativo de até 30 linhas, sob assunto a ser divulgado apenas no momento exato da prova, referente a assunto da área conhecimentos específicos do cargo. Estará aprovado na etapa o candidato que somar ao menos 6,5 pontos na etapa (50%).

Candidatos que desejarem interpor recursos contra os gabaritos ou resultados da prova terão prazo de 2 dias para fazê-lo, devendo usar o formulário eletrônico exclusivo para tal finalidade, a ser disponibilizado no site do Cespe/UnB.

A nota final no concurso para os cargos de nível superior será o somatório da nota final nas provas objetivas e da nota final na prova discursiva. Para cargos de nível intermediário a nota final será apenas a nota obtida na etapa objetiva.

O concurso será válido por 2 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, por isso é importante se preparar bem para o concurso, pois o próximo deverá abrir apenas em 2018.

Curta nossa página no Google+ e no facebook para receber novidades e ficar por dentro do mundo dos concursos públicos.

Provas do Cespe/UnB

As provas realizadas pelo Cespe/UnB costumam ter algumas pegadinhas, ou seja, algum detalhe quase imperceptível no seu enunciado, mas que pode dar uma conotação diferente ao sentido da pergunta. Por isso é interessante realizar provas anteriores realizadas pela organizadora para familiarizar-se com estilo da mesma. A banca usa uma linguagem muito formal em suas questões, citando trechos de leis por exemplo, e exige um alto nível de interpretação por parte do candidato, por isso, caso não tenha certeza da alternativa correta, é recomendado deixar a questão sem resposta para não arriscar perder pontos já conquistados.

As provas devem ser realizadas com caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente. Por isso precavina-se e leve uma caneta reserva.

Veja também: Concursos abertos somam 36 mil vagas no país