A Polícia Militar do estado de Santa Catarina (PM-SC) está com concurso público em vigência para o preenchimento de 658 vagas no Curso de Formação de Soldados do órgão em 2015. Do total de vagas disponíveis, 619 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e 39 para o sexo feminino.

Para os interessados em participar da seleção da PM-SC, é necessário ter ensino superior completo em qualquer área de formação, altura mínima descalço e descoberto de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e idade entre 18 e 30 anos na data de matrícula no curso de formação. Confira o edital de abertura.

O órgão oferece salário inicial, a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe - NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo no valor de R$ 4.143,87, já inclusos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação.

O período de inscrições foi aberto às 10h do dia 1º de março e se estende até às 16h do dia 31 de março de 2015, exclusivamente pela internet no endereço www.iobv.com.br. O valor da inscrição é de R$ 80,00.

No ato da inscrição o candidato deverá indicar entre as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão, onde deseja realizar a prova teórica.

O processo seletivo da PM-SC será composto de várias etapas da avaliação, começando por prova teórica, de caráter classificatório e eliminatório, que terá duração de 4 horas. Serão 50 questões distribuídas nas disciplinas de noções de Direito Constitucional (08), de Direito Penal Comum (08), de Direito Processual Penal Comum (08), Legislação Institucional (08), Língua Portuguesa (10) e Informática (08).

A prova teórica será realizada no dia 19 de abril de 2015, nas cidades acima já citadas, em locais e horários a serem oportunamente divulgados. O gabarito preliminar será comunicado a partir das 20h do dia 19 de abril de 2015.

As demais etapas da seleção serão através de exame de avaliação de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, questionário de investigação social (QIS) e entrega de documentação e exame toxicológico. A partir de todos os processos, será divulgada a classificação final por vaga e inclusão e matrícula no curso.

O Curso de Formação de Soldados terá duração de aproximadamente oito meses e poderá ser realizado nos seguintes municípios: Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste.

O concurso público se encerrará após um ano, a contar da data de homologação do resultado final.