No estado do Espírito Santo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ES) abriu as inscrições para processo seletivo que contratará Agentes de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio.

Os candidatos que desejam participar do seletivo precisam ser pessoa jurídica e atuar na área de orientação empresarial/consultoria, além de ter as seguintes formações: Técnico em Administração ou Ciências Contábeis; cursando o último ano do bacharelado em Administração, Estatística, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas; graduação nos cursos de Tecnologia em Administração, Gestão e Negócios; Administração, Marketing, Estatística, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou áreas afins; graduação em qualquer área com Pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou áreas afins; graduação em qualquer área com experiência comprovada de, no mínimo 6 meses, em atividades de gestão empresarial. Confira o edital.

O Agente de Orientação Empresarial recebe remuneração mensal prevista para o ano de 2015, no valor entre R$ 3.600,00 e R$ 8.280,00. Os interessados devem acessar o site www.sebrae.com.br/espiritosanto para credenciar-se até o dia 8 de maio de 2015.

A seleção se dará pelas etapas de habilitação, de caráter eliminatório e que consiste na análise documental da regularidade jurídica e fiscal das pessoas jurídicas inscritas; e curso de Formação e Credenciamento, de caráter eliminatório, que consiste na participação e aprovação no Curso de Formação de Agente de Orientação Empresarial, com a carga horária de 76 horas distribuídas em cinco módulos.

Um Agente de Orientação Empresarial, por meio do Programa Negócio a Negócio, realiza visitas a empresas e aplica um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação, sugerindo, após, soluções para melhoria do negócio.

Esse atendimento individualizado é especialmente dedicado aos empreendedores que não buscam o Sebrae e suas soluções, seja por dificuldade de acesso, falta de informação ou por causa do excessivo compromisso com sua empresa, o que dificulta o deslocamento e o contato. Por isso, por meio do programa, o conhecimento acumulado e oferecido pelo Sebrae chega a um grande número de empresários que, de outra forma, provavelmente não teriam acesso à solução.

Segundo o gestor do Programa Negócio a Negócio, André Scandiani, "além do ganho financeiro atrativo, trata-se de uma boa oportunidade para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios capixabas".

Negócio a Negócio

O Negócio a Negócio já atendeu mais de um milhão de empreendedores em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial. O programa é gratuito, de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnóstico e recomendações para empresas de pequeno porte. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que o empresário encontra no dia-a-dia da gestão de seu negócio.

Com informações da Assessoria de Imprensa do SEBRAE/ES