O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará em breve concurso público para selecionar 30 candidatos de nível superior e médio para provimento de 12 cargos vagos de Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) e Técnico Federal de Controle Externo (TEFC). A autorização saiu no Diário Oficial da União.

Para Auditor as oportunidades serão para especialidades de Tecnologia da Informação (10) e Biblioteconomia (2); já para Técnico as chances serão apenas na área de Apoio Técnico Administrativo - orientação Técnica Administrativa.

A quantidade de vagas pode aumentar caso ocorra alguma vacância entre o período da autorização e a publicação do edital de abertura do concurso. As vagas de Auditor serão para lotação no Distrito Federal, enquanto que as vagas para Técnico estão distribuídas entre os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. Veja a autorização publicada pelo D.O.U de 7 de julho.

As normas de realização do concurso serão divulgadas no edital de abertura de inscrições, a ser publicado em breve.

Concursos anteriores

O último concurso do TCU para Auditor Federal de Controle Externo ocorreu em 2013 e ofertou 29 vagas na especialidade de Auditoria Governamental. O cargo exigia Diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação e remuneração do cargo era de R$ 12.076,90.

Já para Técnico Federal de Controle Externo do Quadro da Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU), última seleção ocorreu em 2012 e teve 33 vagas nos estados de Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia e Roraima. Cargo de Técnico Federal exigiu nível médio e oferecia remuneração de R$ 6.308,42 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Ambas as seleções foram organizadas e coordenadas pelo Cespe/UnB.