O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem concurso aberto para 90 vagas de Técnico de Atividade Judiciária para lotação em 11 Núcleos Regionais de várias cidades do Estado, sob regime jurídico estatutário. Edital lançado pela FGV divulga normas do concurso que preencherá cargo de nível médio no órgão, para lotação na região metropolitana do Estado. O salário inicial da carreira é de R$ 3.518,13, mais auxílios para alimentação, locomoção, saúde e creche. Uma grande oportunidade de carreira pública para quem busca estabilidade profissional. Veja o edital.

O novo edital divulgado pela banca organizadora do concurso deste ano, FGV, teve algumas modificações se comparado ao edital do último concurso, coordenado pela Fundação Carlos Chagas em 2012. Houve a exclusão do conteúdo de Informática do conteúdo programático, dando lugar ao conteúdo de Raciocínio Lógico Matemático e o acrécimo da disciplina de Custas Judiciais. Das 100 questões a serem cobradas na prova, 40 serão sobre Direito Processual e Administrativo, o que pode nortear os estudos de quem busca aprovação na seleção. Quem já vinha se preparando com base no concurso anterior, organizado pela Fundação Carlos Chagas, já está com uma boa base de estudos, precisando apenas focar nas novas disciplinas que serão cobradas.

As inscrições no concurso vão de 29 de setembro a 15 de outubro de 2014, exclusivamente no site da FGV - www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjrj. A taxa de inscrição está fixada em R$ 58,00, com possibilidade de isenção para os candidatos hipossuficientes que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.

As provas objetivas ocorrerão no dia 23 de novembro nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Vassouras, Itaguaí, Nova Friburgo, Itaperuna e Cabo Frio. As provas terão 100 questões de Conhecimentos Teóricos, sendo 30 de Língua Portuguesa e 10 de Raciocínio Lógico Matemático (Grupo I), 10 de Noções de Direito Administrativo e Constitucional, 15 de Noções de Direito Processual Civil e 15 de Noções de Direito Processual Penal (Grupo II), e 10 sobre Noções de Custas Judiciais e 10 de Consolidação Normativa e Legislação Complementar (Grupo III).

Para ser aprovado na prova objetiva o candidato deverá acertar no mínimo 50% do total da prova, ou seja, 50 questões, e acertar no mínimo 40% do total dos Grupos II e III, e no mínimo 1 questão em cada uma das disciplinas nos 3 grupos.

Mesmo com a abertura das 90 vagas, o TJ-RJ formará cadastro reserva dos demais aprovados para possíveis nomeações. O órgão costuma utilizar bastante seu cadastro de reserva para realização de contratações durante a validade de seus concursos, visto que, em 2012, foram ofertadas 71 vagas - 19 a menos do que o concurso atual - e o órgão contratou mais 600 aprovados, o que gera uma grande expectativa de nomeação.

O concurso em questão terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Presidência do Tribunal.