O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anuncia aos interessados que foi publicado o edital de normas para realização de concurso público de provas e títulos para ingresso de 215 candidatos no cargo de Juiz Substituto. A execução do certame está a cargo da Fundação VUNESP e remuneração do cargo é de R$ 21.657,29.

Para se candidatar ao cargo de Juiz Substituto o candidato deve ser bacharel em Direito há 3 anos e ter atividade jurídica comprovada pelo mesmo período, até a data de inscrição definitiva na seleção. Das vagas destinadas ao cargo, 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

Para se inscrever na seleção o candidato deverá acessar o site da organizadora do certame VUNESP a partir das 9 horas do dia 23 de junho de 2014 até as 16 horas do dia 25 de julho de 2014.

O concurso constará de diversas etapas de avaliação, sendo: Prova objetiva seletiva; Prova discursiva; Prova Prática de sentença; Inscrição definitiva; Sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato; Exames de sanidade física e mental; Avaliação psicológica; Prova Oral; e Avaliação de títulos.

A prova objetiva constará de 125 questões divididas em três blocos. O primeiro bloco será composto de questões nas áreas de conhecimento do Direito Civil, processual civil, do consumidor, da criança e adolescente. O segundo bloco será composto de questões nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Constitucional e Direito Eleitoral de caráter Eliminatório e classificatório.

A Prova Discursiva constará de 4 questões e 1 dissertação e a Prática de Sentença com 2 sentenças, 1 de natureza civil e 1 de natureza Criminal de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo no dia 14 de setembro de 2014, com início às 9 horas e duração de 4 horas. A confirmação das datas das provas e as informações sobre horários e locais serão divulgadas por meio de edital de convocação, publicado no Diário da Justiça Eletrônico e disponibilizado nos sites: www.tjsp.jus.br e www.vunesp.com.br.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.