O TRE do Estado de Roraima publicou no Diário Oficial da União de 30 de julho a portaria Nº 186, onde o presidente do órgão determina a realização de um concurso público para provimento de cargos atualmente vagos no Tribunal. Além da determinação, o presidente também nomeou os servidores que farão parte da comissão responsável pela organização e planejamento do novo concurso, que deverá ter edital publicado dentro de 3 meses.

O Tribunal já havia anunciado há alguns meses a intenção de realizar uma seleção de nível médio e superior para suprir cargos de Técnico e Analista que se encontram vagos na instituição. O déficit de servidores no Tribunal se deve à aposentadoria ou afastamento de alguns funcionários de seu quadro permanente. A organizadora do próximo concurso do TRE-RR ainda não foi definida e será informada no Diário Oficial assim que for designada.

A previsão é de que sejam disponibilizadas cinco vagas para provimento imediato, sendo duas delas para o cargo de Analista Judiciário, que exige nível superior; e três para o cargo de Técnico Judiciário, que exige nível médio. Além destas vagas, o concurso também formará cadastro reserva para mais nomeações durante a validade do mesmo, já que atualmente tramitam alguns projetos de lei para a criação de novos cargos nos cartórios eleitorais. A remuneração dos nomeados nos cargos será por volta de R$ 5.000,00 e R$ 9.000,00 mensais.

O último concurso do TRE de Roraima aconteceu no ano de 2006 e selecionou 24 servidores de nível intermediário e superior. O processo seletivo foi organizado em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados do Acre, Rio de Janeiro e Rondônia. Veja o edital do último concurso.

A prova foi aplicada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e foi composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha, que versavam sobre conhecimentos básicos e específicos. Os candidatos de nível superior passaram ainda por etapas de provas discursivas e avaliação de títulos, sendo a primeira, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de caráter unicamente classificatório.