Para quem busca uma oportunidade de ingresso na carreira militar, a Marinha do Brasil está com 5 concursos públicos em vigência e 1 na espera da abertura das inscrições. Atualmente, são 839 vagas distribuídas nas 6 seleções para carreiras de ensino médio e superior, em diversas áreas de atuação. Confira os certames em andamento na Marinha e veja como participar.

Marinha Oficiais Intendentes

Para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais Intendentes da Marinha (CP-QC-IM), a Diretoria de Ensino (DEnsM) está com concurso público em vigência visando o provimento de 48 vagas para candidatos de nível superior. As vagas são para candidatos de nível superior nas especialidades de Administração, Ciências Contábeis e Economia. A exigência é de conclusão de curso de bacharelado na área ou cujas denominações anteriormente utilizadas constem na Lista de Convergência de Denominação constante dos Referenciais Curriculares Nacionais do MEC. As inscrições estão abertas até o dia 22 de junho de 2015, pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Marinha Mercante Oficiais

A Marinha Mercante busca admissão de 395 candidatos às Escolas de Formação de Oficiais do órgão (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA. Para participar da seleção, os candidatos devem ter concluído o ensino médio até dia 11 de janeiro de 2016 e ter idade entre 17 e 23 anos na data de 01 de fevereiro de 2016. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho de 2015, pelo site www.ciaga.mar.mil.br. O valor da inscrição está fixado em R$ 50,00.

Marinha Engenheiros e Capelães

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) seleciona, também, por meio de quatro editais, para preenchimento de 91 vagas no quadro de Capelães Navais CP-CAPNAV, Corpo de Engenheiros CP-CEM e Corpo de Saúde CP-CSM-CD e CP-CSM-S em 2015. As inscrições vão até o dia 12 de junho de 2015, e devem ser realizadas nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Marinha Escola Naval

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) oferta também, 43 vagas na Escola Naval (CPAEN) em 2015. Do total de vagas, 31 são exclusivas para o sexo masculino e 12 para candidatas do sexo feminino, sendo 8 do total para negros e pardos, específicas para o Corpo de Intendentes da Marinha. As inscrições serão recebidas até o dia 05 de junho de 2015, pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. No ato da inscrição os candidatos devem indicar a cidade para realização das provas escritas e redação, optando por Santa Maria/RS, Curitiba/PR ou Cuiabá/MT.

Marinha Colégio Naval

Também por meio da Diretoria de Ensino (DEnsM), há concurso para preencher 230 vagas no Colégio Naval (CPACN), com ingresso em 2016. Poderão se inscrever na seleção candidatos que tenham ensino médio completo, sejam solteiros e tenham idade entre 18 e 23 anos. Os interessados podem fazer sua inscrição pela internet, através dos endereços www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br até o dia 15 de junho de 2015. No ato da inscrição os candidatos deverão optar pela cidade de realização das provas escritas e redação, selecionando Santa Maria/RS, Curitiba/PR ou Cuiabá/MS.

Marinha Corpo Auxiliar

Por último, a Marinha abre inscrições a partir do dia 1º de junho para certame destinado ao provimento de 32 vagas abertas para Ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T) em cargos que exigem formação de nível superior (Bacharelado/Licenciatura) na respectiva área de atuação, sendo que, para especialidade de Segurança do Tráfego Aquaviário será exigido ainda formação nas áreas de Engenharia Naval ou Ciências Náuticas. As vagas estão distribuídas em várias áreas e as inscrições poderão ser feitas, quando abertas, pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.