As 4 atitudes para conciliar trabalho, estudos e vida social

Lembre-se: o equilíbrio é a chave do sucesso. Trace metas, crie hábitos e não abandone sua vida social, aí você estará no caminho.

Por: Adriano G. Maas
0
0 share
0 tweets
0 share

A vida de concurseiro não é nada fácil. Conciliar trabalho, estudos, relacionamentos e aquele tempo em família exigem muito de nós e parece que o dia precisaria ter 30 horas para atendermos tudo, não é mesmo? Em mais uma coluna enviada por Victor Ribeiro, especialista da área e criador do "Estratégias de Aprovação" ele nos traz algumas atitudes importantes que devem ser seguidas.

Eu sei que o processo de estudar para os concursos - e conseguir ser aprovado - exige muitos desafios. Uma das atitudes mais importantes para que os estudos sejam realmente efetivos é a de planejar-se. Mesmo assim, o planejamento costuma ser o calcanhar de Aquiles da maioria dos estudantes e concurseiros. Por isso, eu costumava destacar quatro dicas importantes para se planejar e aproveitar os momentos de lazer sem que eles atrapalhem os estudos. A vantagem é que essas dicas podem ser aplicadas tanto por concurseiros quanto pessoas que vão fazer outras provas, como um vestibular ou Exame da Ordem. Elas fazem parte do que eu chamo de planejamento à prova de balas.

1- Se atentar aos prazos

Na hora de planejar os estudos determine um prazo para finalizar um determinado capítulo, uma matéria ou um curso inteiro. Pense no seguinte: quando você gostaria de terminar seus estudos se considerar as datas das provas, por exemplo? Estime quantas horas, no total, você vai precisar. Depois, é só determinar o tempo que será necessário por dia ou por semana. Quem faz isso percebe o quanto é possível avançar nos estudos mesmo tendo que conciliar muitas atividades por dia. Uma ou duas horas de estudo representam muito tempo em longo prazo, e isso pode ser o suficiente. O importante é que você faça seu plano e siga o mais estritamente possível.

2- Novo hábito

Os novos hábitos de estudo e as táticas de leitura necessárias para ter resultado exigem a criação de novos hábitos. Não adianta tentar implementar todos os hábitos novos de uma só vez, pois isso é muito difícil, então prefira criar um hábito novo por vez e só iniciar outro depois que um deles estiver realmente solidificado. Uma dica importante é não esquecer de cuidar da saúde durante a preparação.

3- Tenha um 'banco de horas'

Você quer estudar muito, mas não quer perder a vida social, certo? É claro que, quando definimos o objetivo de passar em um concurso, precisamos estar focados e abrir mão de alguns passeios, mas isso não significa passar meses sem se divertir. Por isso, a primeira forma de aproveitar os momentos de lazer que eu ensino é criar o conceito de "banco de horas semanal" de estudo. Determine uma meta de tempo de estudo, estabelecendo quantas horas devem ser estudadas na semana ou quais matérias terminar. Depois, é só estabelecer que o passeio com a família ou os amigos só acontecerá se você atingir essa meta.

4- Não ter dó de dizer não

Outra forma de garantir que você não vai ceder a todo convite feito pelos amigos é criando a regra de aceitar apenas um a cada três convites que receber. Você vai conseguir mais tempo de estudo, evitar se sentir culpado por sair demais, e ainda começa a passar a mensagem de que você não está tão disponível para atividades de lazer, mas também não precisa ser esquecido pelos amigos. Mas lembre-se: excesso de passeios e muita diversão é algo que não faz sentido para quem realmente quer ser aprovado.

Victor Ribeiro é ex-auditor do TCU e há sete anos se dedica a ensinar técnicas de estudo para pessoas que buscam passar em concursos

Avalie esta notícia

Nota:

(4.4/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Clara Luz Clara Luz Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 3 meses
    Ótimas dicas.
    0 Responder
  • Saulo César Saulo César Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 3 meses
    Muito Bom
    0 Responder