Cursos online aplicam acesso à preparação para concursos

Com a alta do desemprego, número de "concurseiros" a procura de cursos online dispara; saiba como fazê-los e aproveitá-los ao máximo.

Por Adriano Maas

Após anos de fechamento de posições formais de trabalho, o mercado brasileiro tem, pouco a pouco, mudado de tendência: especialistas apontam que o cenário deve melhorar esse ano. Os números, ainda assim, são preocupantes: dados da pesquisa Pnad Contínua apontam que a taxa de desocupação ainda está acima dos 12%. Além disso, há mais de quatro milhões de desalentados, ou seja, pessoas que já desistiram de obter sua recolocação no mercado.

Isso, por sua vez, faz com que os cidadãos em busca de emprego busquem alternativas seguras, como os concursos públicos. Para os que querem conquistar uma nova oportunidade de trabalho no serviço público e não sabem onde buscar material qualificado para se preparar, os cursos online são as melhores alternativas. Aprenda mais a respeito deles a seguir.

Cursos online para concursos: onde fazer?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem várias organizações de renome que fornecem conhecimento focado em concursos pela internet. Com professores experientes, muitos servidores públicos de longa data e com conhecimentos específicos para cada função desejada, essas instituições têm sido responsáveis por boa parte dos aprovados dos últimos certames. Conheça algumas delas:

1 - Central Concursos

Uma das instituições mais tradicionais do Brasil para a preparação de candidatos, a Central Concursos oferece conteúdo de qualidade também online. A escola, criada em São Paulo há quase 30 anos, tem um dos mais altos índices de aprovação do país.

Para quem reside em São Paulo, há a possibilidade de assistir aulas presenciais em uma das seis unidades da escola espalhadas pela cidade. Para os demais brasileiros interessados em concursos, o conteúdo online é equivalente ao ensinado nas salas de aula do Central.

2- Gran Cursos

O Gran Cursos possui uma das mais completas abrangências entre as instituições de ensino para concursos. A cobertura contempla conteúdos específicos para diferentes certames, como para cargos federais, estaduais e de diversas secretarias de municípios do país todo. Professores renomados, como Aragonê Fernandes, lideram os conteúdos ministrados em vídeo aulas que podem ser assistidas no computador e em dispositivos móveis, via aplicativo.

3- Damásio Educacional

Escola tradicional do ramo do Direito, a Damásio Educacional também oferece conteúdo online para concursos públicos de áreas específicas, exclusivamente de nível superior. Com décadas no mercado, a Damásio Educacional tem obtido sucesso na aprovação de candidatos a carreiras públicas na área jurídica e de diplomacia. Os conteúdos online são equivalentes ao transmitido em sala de aula e permitem que alunos de diversas localidades tenham acesso a um ensino dirigido e de alto nível.

Como aproveitar cursos online ao máximo?

Por mais que exista muito conteúdo de qualidade disponível na rede, é preciso ter em mente que a absorção desse conhecimento demanda um investimento de tempo e muito foco. Assim, é essencial que o candidato tome algumas atitudes no sentido de garantir o máximo aproveitamento de todos os cursos online preparatórios que fizer. Confira algumas dicas para isso:

1 - Defina seu objetivo

Boa parte das pessoas que investe em um curso online preparatório o faz com um objetivo, seja para um órgão público específico ou para um nível de carreira pré-definido. Para garantir que o conteúdo seja bem aproveitado e não represente um desperdício de tempo, é fundamental fixar uma meta periódica e dedicar-se apenas às qualificações que sejam um auxílio para atingi-la.

2 - Prefira cursos de instituições renomadas

Uma das desvantagens da proliferação de conteúdo online é o fato de que praticamente qualquer pessoa ou empresa pode lançar um curso preparatório do tipo pela internet. Investir seu dinheiro e seu tempo em instituições sem o devido reconhecimento e sem um bom índice anual de aprovação, certamente será um desperdício de recursos. Além das instituições indicadas acima, existem algumas outras de igual confiança. Priorize essa categoria.

No caso de cursos ministrados por instituições focadas em um só tipo de carreira, vale o bom senso: será que um negócio pouco conhecido em seu ramo de atuação tem credibilidade para disseminar conhecimento para outras pessoas? Na dúvida, vale optar por aqueles cursos que trazem professores que são referência em seu ramo.

3 - Priorize o seu sonho

A maioria das pessoas não vê valor no tempo investido no estudo. Muitos questionam constantemente candidatos a concursos sobre o tempo investido e uma suposta "vida perdida" em nome de um trabalho estável. Lembre-se que todo o conhecimento adquirido jamais será tomado de você. Estando matriculado em um curso de qualidade, o investimento é de retorno garantido. Saiba que as mesmas pessoas que tentaram te distrair, mesmo sem más intenções, serão as que vão se admirar do seu sucesso no futuro.

4 - Não espere resultados imediatos

A concorrência para os concursos públicos é cada vez maior e mais qualificada. Candidatos chegam a estudar durante muitos anos até conseguirem o tão sonhado cargo estável e bem remunerado. Não desanime caso surjam reprovações ao longo do caminho. Todo o conhecimento adquirido na sua jornada vai ser útil no momento certo.

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
Marinha do Brasil abre mais de 500 vagas no SMV para Praças em 2020Nível: Fundamental, Médio, Técnico15/12/2019552
Concurso MPT 2019: Edital para Procurador é divulgadoNível: Superior26/12/20194R$ 28.947,55
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais