Se alguma vez em sua vida você já pensou em prestar um concurso público, é bom se preparar para o fracasso. Sei que isso é difícil de ouvir, mas de fato é assim para a grande maioria dos concursandos. Poucos são aqueles que, ao se aventurarem no mundo dos concursos públicos, alcançam a sua vaga logo na primeira tentativa. Na verdade, as estatísticas mostram que, em média, um candidato se prepara por cinco anos até conseguir a sua aprovação na carreira desejada.

É humanamente impossível permanecer por anos motivando-se a cada instante em função de um concurso público. De fato, é saudável e aconselhável para o candidato que vá se acostumando a lamber as suas feridas pelo caminho que o levará até a aprovação. Não é incomum encontrarmos candidatos que reprovaram em dezenas de provas até conseguir a aprovação em apenas um concurso. Na verdade, esse tipo de percurso está se tornando cada vez mais comum, uma vez que muitos candidatos prestam vários concursos diferentes até conseguir a aprovação em alguma carreira que lhes dará estabilidade para seguir estudando até alcançar a carreira vocacionada.

E aqui está uma verdadeira vantagem competitiva sobre outros candidatos: perseverar, permanecer tentando até que o objetivo tenha sido alcançado. Esta é, sem dúvida, uma das características dos vencedores em concursos públicos. Imagine que aproximadamente de cada 100 concursandos, apenas 1 se qualifica para ingressar em uma carreira pública. Estamos falando de milhões de pessoas que não suportam permanecer no fracasso e na frustração para poder aprender com seus erros e assim melhorar seu desempenho já na próxima prova. Um verdadeiro exército de derrotados, subjugados por seus próprios medos.

Gostaria de ter uma opção para não se curvar diante do seu eventual fracasso? Um dos corolários do mundo do coaching é uma das frases mais inteligentes que já conheci. Esse corolário pode parecer simples em sua forma, mas fornece grande poder àqueles que conseguem captar a sua força oculta. Tratando-se de desempenho em coaching, acreditamos que não há erros, apenas resultados. Caso você tenha a grandeza de espírito para incorporar essa pré-suposição básica, poderá perceber que, a despeito de qualquer resultado que alcance em uma prova, você está caminhando constantemente para a meta que deseja.

A cada resultado, um novo aprendizado. Acreditando e agindo a partir desse pressuposto, mesmo tendo resultados horríveis em alguma fase de sua preparação, você poderá se considerar um privilegiado, pois você aprendeu com êxito como obter um resultado sofrível em uma prova e somente irá repetir esse resultado se assim o desejar. Sabendo como fazer algo que você não deseja, está ao seu alcance fazê-lo novamente ou abandonar as ações que o levaram ao resultado indesejado, podendo assim autocorrigir o seu rumo. De qualquer forma, você irá precisar de uma boa dose de perseverança para seguir em frente. Lembre-se de que menos de 1% de todo universo de candidatos se qualifica para o ingresso em um concurso público. Cabe a você decidir se fará parte do grupo que desiste de suas ambições e lança seus sonhos para o ar diante dos fracassos e frustrações ou se ingressará no grupo dos vencedores que conseguem superar fases ruins e alcançar o sucesso.

Saiba você que a cada prova em que seu desempenho foi abaixo do esperado, outros candidatos também não alcançaram o resultado desejado, e certamente desistirão em razão dos seus fracos desempenhos. Àquele que consegue encontrar forças para perseverar quando os outros já desistiram e insiste em tentar de novo, de novo e de novo, está reservando uma vaga na carreira pública. A você que nunca desiste, acredite: o sucesso está a apenas mais alguns passos.

Artigo enviado por Flávio Ribeiro de Paiva, Psicólogo formado pela UFRGS, Personal e Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute - New York, através da Sociedade Brasileira de Coaching - São Paulo. Está vinculado a outros grandes institutos de Coaching e Desenvolvimento humano no Brasil e no exterior, como o International Coaching Council, o Harvard Institute of Coaching e a Sociedade Brasileira de Neurolinguística. Possui larga experiência pessoal de sucesso em provas e concursos da Polícia Civil do Estado de São Paulo (1997), Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (1998); TRF-4 (2001); e Departamento de Polícia Rodoviária Federal - Ministério da Justiça (2002).

O nosso parceiro Flávio Paiva estará realizando o Workshop "Vencendo as barreiras para ingressar no serviço público" entre os dias 22 e 27 de abril de 2014. Não perca a oportunidade de aprimorar sua experiência em concursos e garantir seu sucesso profissional.