O temido TAF nos concursos; veja como são as provas em cada estado

O Teste de Aptidão Física já amedronta os participantes antes mesmo das provas objetivas. Confira como se dá a avaliação nas corporações de cada estado.

Por:
0
0 share
0 tweets
0 share

Quando se pretende concorrer a uma vaga na carreira militar, seja ela para a Polícia ou no Corpo de Bombeiros Militar, sempre há aquele medo do famoso 'TAF', o Teste de Aptidão Física. Este é geralmente a terceira fase do certame, para aprovados nas provas objetivas e nos exames médicos. Ao mesmo tempo, há quem garanta que essa seja a fase mais fácil de todo o concurso.

É de grande importância que o candidato antes de se inscrever no concurso, se familiarize com os testes a serem aplicados, pois a etapa é eliminatória e pode custar aquela boa posição dentro do número de vagas alcançada na prova objetiva da seleção. É bom estar preparado tanto fisicamente quanto psicologicamente para enfrentar todas as fases do concurso, que muitas vezes exigem exercícios intensos. Para quem não tem um bom condicionamento ou é sedentário é aconselhável contratar um profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional da classe (CREF) para eficientizar os ganhos de performance nesse curto espaço de tempo que há entre a prova objetiva e o teste físico. Normalmente, os testes ocorrem 90 dias após a aplicação da etapa objetiva, por isso, se você conferiu o gabarito e notou que teve uma boa nota na prova, já é hora de começar o treinamento.

O TAF avalia padrões de força, coordenação, agilidade, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica, anaeróbica e de velocidade dos candidatos, para que posteriormente ele possa suportar os exercícios físicos a que será submetido durante o curso de formação e a resistência necessária para o desempenho da função militar.

Em cada estado há índices mínimos requeridos para ingresso nas Corporações. Veja:

Exercícios que são cobrados no TAF em alguns estados

Rio Grande do Sul

Polícia Ostensiva

Para candidatos do sexo masculino: 03 flexões de barra; 35 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.400 metros em 12 minutos;

Para candidatas do sexo feminino: 10 apoios do tipo feminino (joelhos apoiados no solo); 30 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.000 metros em 12 minutos.

Bombeiro Militar

Para candidatos do sexo masculino: Corrida de 75 metros transportando carga de 20kg no tempo máximo de 18 segundos; subida em corda lisa, com deslocamento vertical de 4m no tempo máximo de 60 segundos e natação na distância de 25 metros no tempo máximo de 60 segundos, além dos já citados acima.

Para candidatas do sexo feminino: Corrida de 75 metros transportando carga de 20kg no tempo máximo de 21 segundos; subida em corda lisa, com deslocamento vertical de 3m no tempo máximo de 60 segundos e natação de 25 metros em 80 segundos, além de apoio, abdominais e teste de corrida.

Sergipe

PM

Para candidatos do sexo masculino: 7 repetições de barra em tempo livre; 40 repetições de abdominal curl em 1 minuto; 30 repetições de flexão de braços em tempo livre; percorrer 2.400 metros de corrida de fundo em 12 minutos e 25 metros de natação em tempo livre.

Para candidatas do sexo feminino: Permanecer sob suspensão de barra por 45 segundos; 30 repetições de abdominal curl em 1 minuto; 30 repetições de flexão de braços em tempo livre; percorrer 1.800 metros de corrida de fundo em 12 minutos e 25 metros de natação em tempo livre.

Mato Grosso do Sul

PM

Para candidatos do sexo masculino: mínimo de 5 repetições de flexão e extensão de membros superiores na barra fixa em tempo livre; 32 repetições de flexão abdominal em tempo livre; e 2.400 metros de corrida em 12 minutos.

Para candidatas do sexo feminino: mínimo de 12 repetições de flexão de braços no solo (exercícios de apoio); 28 repetições de flexão abdominal em tempo livre; e 2.000 metros de corrida em 12 minutos.

Paraíba

PM

Para candidatos do sexo masculino: 5 repetições de flexões de braços na barra fixa em tempo livre; 100 metros de corrida rasa em 16 segundos; 2.400 metros de corrida de fundo em 12 minutos; 35 repetições de abdominal em 1 minuto e salto em altura de 1,20 metros.

Para candidatas do sexo feminino: uma suspensão na barra fixa por 10 segundos; 100 metros de corrida rasa em 20 segundos; 2.100 metros de corrida de fundo em 12 minutos; 30 repetições de abdominal em 1 minuto e salto em altura de 1 metro.

Bombeiro Militar

Para candidatos do sexo masculino: 7 repetições de flexões de braços em tempo livre; 100 metros de corrida rasa em 15 segundos; 2.400 metros de corrida de fundo em 12 minutos; 35 repetições de abdominal em 1 minuto e 50 metros de natação em um minuto.

Para candidatas do sexo feminino: um suspensão na barra fixa de no mínimo 15 segundos; 100 metros de corrida rasa em 18 segundos; 2.400 metros de corrida de fundo em 16 minutos; 30 repetições de abdominal em 1 minuto e 50 metros de natação em um minuto e meio.

DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional

Agente Penitenciário Federal

Teste dinâmico de barra fixa para candidatos do sexo masculino, e teste estático de barra fixa para candidatas do sexo feminino. Há ainda teste de impulsão horizontal, como segunda avaliação; e teste de corrida de 12 minutos como terceira avaliação.

O teste de barra fixa é eliminatório e classificatório, tendo 2 repetições como nota mínima para aprovação e 5 repetições (5 pontos) como nota máxima para candidatos do sexo masculino; e suspensão na barra fixa por 8 segundos como nota mínima e 23 segundos como nota máxima para mulheres.

O teste de impulsão horizontal se dá com um movimento simultâneo dos pés, projetando o corpo à frente em posição inicial estática. Para homens a distância mínima a ser alcançada é de 1,70m e para mulheres de 1,30. Já a pontuação máxima no teste (5 pontos) é conseguida com 2,01m para homens e 1,61m para mulheres.

Já o teste de corrida de 12 minutos exige distância mínima de 2.100 metros para homens e de 1.700m para mulheres. A pontuação máxima no teste, que também é classificatório, é alcançada com 2.700m para homens e com 2.300m para mulheres.

O Departamento Penitenciário Nacional deve ter um novo concurso autorizado em breve. A previsão é de que o edital seja lançado até o final do ano - veja mais sobre o novo concurso do DEPEN 2018.

Avalie esta notícia

Nota:

(5.0/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar