Veja 10 questões comentadas sobre Excel em concursos do Cespe

Vai prestar algum concurso organizado pelo Cespe/Cebraspe? Então confira algumas questões comentadas sobre fórmulas de Excel.

0
0 share
0 tweets
0 share

Vai prestar algum concurso da banca Cespe, agora Cebraspe, e na prova vai cair questões de Excel? Nada melhor do que se preparar para a prova respondendo questões de concursos anteriores. Assim você irá ver como a banca cobra os assuntos e o que ela exige de conhecimento dos candidatos.

Por isso selecionamos 10 questões de Excel aplicadas pela banca - uma das mais odiadas pelos concurseiros. Resolvemos e comentamos cada uma das alternativas para que, além de saber qual resposta correta, você saiba o porquê de cada uma das erradas estar errada. Tentei focar nos principais temas abordados tanto nas questões de múltipla escolha como nas de certo ou errado.

Veja 10 questões comentadas sobre Excel em concursos do CespeO material foi criado em parceria com os amigos do site Aprender Excel, que possuem uma seção voltada aos concurseiros com diversos posts que vão te ajudar a gabaritar a prova de informática.

01 - (Cespe - Seres-PE - 2017) Determinado usuário, que dispõe de um arquivo Excel com as planilhas Plan1, Plan2 e Plan3, deseja realizar, na Plan1, um cálculo na célula A1, cujo resultado deve ser a soma dos valores presentes na célula A1, da Plan2, e na célula A1, da Plan3.

O usuário

a) poderá realizar o cálculo desejado com a digitação da fórmula =Soma(Plan2.A1,Plan3.A1) na célula A1 da Plan1. Caso os valores na célula A1 da Plan2 e(ou) na célula A1 da Plan3 sejam alterados, será atualizado o valor na célula A1 da Plan1.

b) poderá realizar o cálculo desejado com a digitação da fórmula =Plan2! A1+Plan3! A1 na célula A1 da Plan1. Caso os valores na célula A1 da Plan2 e(ou) na célula A1 da Plan3 sejam alterados, será atualizado o valor na célula A1 da Plan1.

c) poderá realizar o cálculo desejado com a digitação da fórmula =A1(Plan2)+A1(Plan3) na célula A1 da Plan1. Caso os valores na célula A1 da Plan2 e(ou) na célula A1 da Plan3 sejam alterados, o valor na célula A1 da Plan1 será atualizado.

d) não poderá realizar o cálculo desejado, já que, por questão de segurança, é vedada a referência entre planilhas. Ademais, no Excel, alterações de valores em células de origem não permitem que os valores sejam atualizados na célula que contém a fórmula.

e) não poderá realizar o cálculo desejado, uma vez que, no Excel, é vedado o uso de endereços de outras planilhas em fórmulas. Para solucionar o problema, o usuário deverá copiar os dados das planilhas Plan2 e Plan3 para a planilha Plan1 e, em seguida, realizar o cálculo.

Solução: Letra B

Se você ler todas as alternativas, de cara já pode excluir as letras D e E pelo simples motivo de que sim, é possível realizar operações entre diferentes planilhas do Excel. Resta encontrar qual o método correto para isto entre as opções restantes.

A letra A está errada, mas está certa. Explico: Sua sintaxe está perfeita, PORÉM, está adequada para funcionar no LibreOffice, editor de planilhas gratuito. Como o cálculo faz referência direta ao programa da Microsoft, essa não é a resposta que buscamos.

A letra C está errada por que você não pode apenas colocar o nome da planilha e não colocar a referência de célula separadamente, neste caso, um argumento dentro e outro fora do parêntese.

A forma correta de fazer referência a uma planilha externa no Excel é colocando o nome da mesma, depois o sinal de exclamação e, por fim, a célula ou intervalo a ser utilizado. Tudo como está na letra B, nossa resposta correta.

Para saber como trabalhar com planilhas diferentes, confira esta aula e para reforçar confira esta outra aqui.

02 - (Cespe - Seres-PE - 2017) Julgue o próximo item, relativo aos aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações do ambiente Microsoft Office 2013.

Em uma planilha do Excel 2013, ao se tentar inserir a fórmula =$a$3*(b3-c3), ocorrerá erro de digitação, pois as fórmulas devem ser digitadas com letras maiúsculas.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Errado

Questão fácil e ponto dado ao candidato. Não há nenhuma regra que diga que o Excel tem que ter suas fórmulas escritas em maiúscula, minúscula, primeira letra maiúscula apenas ou seja lá o que for. A única coisa que sempre deve ser respeitada pelo usuário é a sintaxe de cada coisa.

03 - (Cespe - Seres-PE - 2017) Julgue o próximo item, relativo aos aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações do ambiente Microsoft Office 2013.

No canto esquerdo superior da janela inicial do Excel 2013, consta a informação acerca do último arquivo acessado bem como do local onde ele está armazenado.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Certo

Típica questão pegadinha que a Cespe costuma aplicar. A maioria dos candidatos tende a marcar a resposta ?errado?, já que, ao dar 2 cliques em um arquivo do Excel e acessar uma planilha vamos diretamente à edição e visualização da mesma. Para que pudesse ser visualizado as informações inferidas pelo enunciado seria necessário ir até a guia arquivo.

Porém, veja o detalhe: Como disse no parágrafo anterior, é muito comum que no nosso dia a dia iniciamos o Excel ao dar 2 cliques em um arquivo, certo? Mas não esqueça que ele também pode ser aberto ?zerado?, sem carregar arquivo algum. Desse jeito você irá acessar a tela de boas-vindas do programa que, entre outras coisas (como os modelos prontos), contará com os últimos arquivos acessados e seus respectivos endereços.

Confira na imagem abaixo e veja o porquê do gabarito estar corretíssimo.

04 - (Cespe - Polícia Científica-PE - 2016)

Considerando a figura 3A6AAA, caso na célula A1 seja ativado o filtro Classificar de A a Z, as informações constantes da coluna A entram em ordem alfabética

a) ficando os números das linhas da coluna C em ordem decrescente da linha 2 para a linha 7.

b) ficando as linhas da coluna C em ordem crescente da linha 2 para a linha 7.

c) da linha 7 para a linha 2, ficando inalteradas as linhas das colunas B e C.

d) da linha 2 para a linha 7, ficando inalteradas as linhas das colunas B e C.

e) da linha 2 para a linha 7, passando todas as linhas das colunas B e C a acompanhar a nova ordenação.

Solução: Letra E

Aqui vamos começar atentando a um detalhe: O enunciado fala que a célula A1 foi selecionada para então ser executado o comando. Este ponto é de suma importância, pois vai dividir os candidatos entre os que acertam a questão e os que perdem a questão.

Veja: se você seleciona somente a primeira célula (A1) de um grupo inteiro (A1:C7) e clica na opção de fazer a classificação, o Excel entende que você está querendo classificar TODAS as linhas e colunas e só está selecionando a primeira célula para economizar tempo.

Assim, ele vai ordenar tanto a coluna A, como a B e a C. Portanto, alternativas C e D estão fora. Nosso próximo passo é descobrir o que vai acontecer com as demais colunas.

Como escolhemos a célula A1 ao executar a classificação, todas as demais colunas vão junto ao seu ?Pai?. Por exemplo: as células B5 e C5 irão acompanhar a célula A5; B7 e C7 irão junto de A7, etc.

Dessa forma, eliminamos as alternativas A e B e ficamos com a resposta correta: letra E.

E antes de finalizarmos, só para dirimir uma dúvida comum neste tipo de questão: Caso o usuário tivesse selecionado a coluna A inteira (A1 até A7) ao invés de apenas o cabeçalho (A1) e ordenasse uma classificação, neste caso o Excel perguntaria se ele deseja expandir a seleção atual, ou seja, classificar também as colunas B e C. Caso o usuário dissesse que não deseja expandir, neste caso aplicar-se-ia as alternativas C e D.

Outro detalhe: O cabeçalho (A1, B1 e C1) é identificado pelo Excel como tal e por isso não entra na ordenação.

05 - (Cespe - Polícia Científica-PE - 2016)

Para configurar a coluna C da figura 3A6AAA como moeda e com visualização de R$ antes de cada número, deve-se

a) selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, habilitar o cálculo iterativo.

b) selecionar toda a coluna e formatar células como moeda, com opção de visualizar R$.

c) selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, personalizar a correção ortográfica para inserir R$.

d) digitar $ antes de cada número.

e) selecionar toda a coluna e, em opções do Excel, selecionar em fórmulas o cálculo automático.

Solução: Letra B

Essa tornou-se fácil de tão absurdas que foram suas alternativas. Quer ver? Vamos uma por uma:

Alternativa A fala em cálculo iterativo. Sem cabimento, esse tipo de cálculo é para projeções, testes de hipóteses, cenários, etc.

Alternativa C fala em personalizar correção ortográfica. Como assim? Existe isso?

Alternativa D diz para digitar o cifrão antes de cada número. Acontece que este símbolo sozinho, no Excel, não tem nada a ver com dinheiro e sim com bloqueio de células e referências. Resumidamente funciona assim: Sempre que você quiser garantir que uma determinada referência não será alterada após uma cópia, uso da alça de preenchimento, etc. você deve colocar o $ antes da mesma. Assim, ela estará bloqueada.

Aliás, o assunto bloqueio de referências é figurinha carimbada em concursos públicos, por isso não perca tempo e aprenda tudo sobre ele clicando aqui.

Alternativa E fala em selecionar o cálculo automático no campo das fórmulas. Mais uma coisa que eu nunca ouvi falar a respeito.

Nosso gabarito é, portanto, a alternativa B. Tudo que você precisa fazer para passar as células para a formatação relativa a dinheiro é selecioná-las e então ir até a guia ?Página Inicial? e formatá-la como dinheiro. Pronto, o R$ irá aparecer automaticamente (você ainda pode selecionar formato dólar, euro, etc.).

Aprenda mais sobre formatação de dados aqui.

06 - (Cespe - PC-PE - 2016) Utilizando o Excel 2010, um analista desenvolveu e compartilhou com os demais servidores de sua seção de trabalho uma planilha eletrônica que pode ser editada por todos os servidores e que, ainda, permite a identificação do usuário responsável por realizar a última modificação. Para compartilhar suas atualizações individuais na planilha, o analista tem de selecionar a opção correspondente em Compartilhar Pasta de Trabalho, do menu Revisão, do Excel 2010.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta. 

a) Caso dois servidores editem a mesma célula, será impossível resolver conflitos de edição.

b) Dois ou mais servidores não poderão editar o mesmo arquivo simultaneamente.

c) Se um servidor acessar a planilha para edição, este procedimento causará o bloqueio do arquivo, de modo que outro servidor não poderá abri-lo, ainda que seja somente para consulta.

d) O Word é o único programa do Microsoft Office que permite que mais de um usuário edite, simultaneamente, arquivos de texto.

e) A planilha poderá ser editada por mais de um servidor simultaneamente.

Solução: Letra E

Questão que pode ser respondida apenas com o uso da lógica, já que, embora a prova tenha sido aplicada em 2016, a versão utilizada do Excel foi a 2010 e o assunto, compartilhamento de pasta de trabalho, já está bem diferente da versão abordada para aquela usada no dia a dia.

Pense bem: De que adiantaria se a Microsoft criasse uma opção de compartilhamento se não permitisse que mais de uma pessoa editasse o arquivo, se não permitisse que as alterações fossem revertidas em caso de erro, etc.? Assim, a única alternativa, de acordo com o bom senso, é a letra E, ou seja, a planilha pode sim ser editada por mais de um servidor ao mesmo tempo.

07 - (Cespe - TRE-PI - 2016) Considere que, utilizando uma máquina com sistema operacional Windows, um usuário tenha inserido uma linha em branco em uma planilha do Microsoft Excel, em sua configuração padrão. Assinale a opção que apresenta a tecla que deverá ser acionada, nessa situação, para repetir essa última ação do usuário.

a) F5

b) F1

c) F2

d) F3

e) F4

Solução: Letra E

Questão chata da Cespe só para lembrar que, muitas vezes, não é preciso entender um assunto, mas sim decorar as miudezas.

Acho essa uma má-prática que nada contribui pra um servidor de qualidade, mas, se caiu no concurso é bom que saibamos, concorda?

Não tem muito o que falar, exceto que:

F1 - Exibe o painel de Ajuda do Excel

F2 - Ativa a célula e coloca o cursor no final do conteúdo

F3 - Exibe a caixa de diálogo "Colocar nome", caso tenham sido definidos nomes na pasta de trabalho

F4 - Repete o último comando ou ação se possível

F5 - Exibe a caixa de diálogo "Ir para"

Para ver os atalhos mais cobrados em prova de concurso clique aqui, para ver todos os atalhos do Excel, clique aqui.

08 - (Cespe - TRE-PI - 2016) Um usuário, servindo-se do Microsoft Excel, deseja simular o valor de um investimento em uma instituição financeira, com base nos seguintes dados: quantidade de parcelas do investimento, taxa de rendimento anual, juros constantes e investimento feito em cada parcela. 

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a função a partir de cuja execução o usuário poderá simular o valor que será obtido ao final do período de investimento.

a) MÉDIA

b) VF

c) ARRED

d) CORREL

e) SOMA

Solução: Letra B

A questão pode assustar no início ao falar das taxas, investimento, jutos, etc. Mas é mais simples do que parece. Ao analisarmos as alternativas fica claro que somente a letra B pode ser a correta. Por quê? Pelos seguintes motivos:

A letra A tem a função Média, que como o nome já diz serve para tirarmos uma média de valores; a letra C trata da função que faz arredondamento em números com muitas casas decimais; a letra D retorna o coeficiente de correlação entre grupos de dados e a letra E é a boa e velha soma.

09 - (Cespe - TRE-PI - 2016)

Considerando que a figura acima mostra parte de uma planilha em processo de edição no Excel, na qual estão contidas notas de sete alunos, assinale a opção que apresenta a fórmula correta para se calcular a média dessas notas, apresentada na célula B9 da planilha.

Parte superior do formulário


a) =MÉDIA(B2:B8)

b) =MÉDIA(B2?B8)

c) =MÉDIA(B2,B8)

d) =MÉDIA(B2;B8)

e) =MÉDIA(?B2:?B8)

Solução: Letra A

Mais uma que poderia assustar em um primeiro momento, mas que é muito simples e pode ser resolvida apenas com conhecimentos básicos de Excel. Quer ver?

Primeiro começamos excluindo as alternativas B e E por conter o sinal de somatória ( ? )no meio da fórmula. Repare que esse sinal NÃO EXISTE em fórmulas do Excel. A alternativa C e D podem ser excluída por excluídas pelo mesmo motivo: erro na separação dos valores.

Na letra C os intervalos estão sendo separados com vírgula, o que também NÃO EXISTE. Os sinais usados para separar valores são o ponto e vírgula, que é usado para apontar valores individuais (usado na letra D e que, por isso, invalida a questão), os dois pontos, forma correta e que, por isso, torna a letra A correta e o espaço, que é utilizado para interseção de intervalos.

Para saber mais sobre interseção de dados e seus operadores clique aqui e para saber mais sobre a média e sua sintaxe clique aqui.

Detalhe: Embora a questão não tentasse te pegar neste ponto, é muito comum a banca escrever =Media(...). Como no mundo da internet e da computação muitas vezes o acento é desconsiderado alguns candidatos se confundem e marcam a fórmula sem o acento como sendo a correta. Se você fizer isso já é questão perdida, pois o Excel respeita acentos em nome de fórmula, ok? Nunca comenta esse engano.

10 - (Cespe - TRT-MT - 2015)

Considerando que a planilha apresentada acima esteja em execução no Microsoft Excel 2013, assinale a opção correta.

a) A média aritmética dos elementos A1, B2 e C3 pode ser calculada utilizando-se a expressão = {A1+B2+C3}/3.

b) Utilizando-se a expressão =MED(E3)+ABS(C3-B3-A3) - SOMA(A5), o resultado obtido será igual a 0.

c) O resultado obtido utilizando-se a expressão = MAXIMO(A1:E1)/E1+A1 será igual a 11.

d) A média aritmética de todos os elementos da linha 4 pode ser calculada utilizando-se a expressão = MED(A4;B4;C4;D4;E4).

e) A soma de todos os elementos da coluna A pode ser obtida utilizando-se a expressão = SOMA(A1+A5).

Solução: Letra C

Questão complicada aplicada aos postulantes ao cargo de analista especialidade engenheiro. Talvez a mais fácil de desconsiderar em um primeiro olhar seja a alternativa A.

Veja que ela alternativa apresenta as chaves { } fora da função quando o correto deveria ser os parênteses. As chaves são usadas no para expressões matriciais onde se precisa executar cálculos múltiplos e, em seguida, produzir um resultado único, ou resultados múltiplos. Fórmulas matriciais agem sobre um ou mais conjuntos de valores, que são conhecidos como argumentos de matriz. Cada argumento de matriz deve ser retangular e cada argumento precisa ter o mesmo número de linhas e/ou o mesmo número de colunas que os outros argumentos. Para conferir mais sobre as fórmulas matriciais clique aqui.

A Letra B está errada pelo seguinte motivo: MED retorna a mediana dos números indicados, como só tem um número, então este será o próprio valor. Já a ABS retorna o valor absoluto de um número (ou seja, é o mesmo valor sem o seu sinal negativo). Já a soma de um único número é igual a ele mesmo. Então:

MED(70) + ABS(50-40-30) - SOMA(50) = 40

Novamente nos é cobrado a diferença entre média, moda e mediana. Mas se você leu a recomendação de artigo da questão anterior então sabia que a letra D também estava errada por um simples detalhe: MED é usado para calcular a mediana. Para calcular a média temos que usar a MÉDIA.

Por fim a E comete um erro bobo ao inserir o sinal de + no meio da fórmula. O correto de acordo com a sintaxe da fórmula soma é =SOMA(A1;A5)

Assim, a letra C é a correta. Ela traz a função MÁXIMO que retorna o valor máximo de um intervalo, depois faz a divisão por E1 e então soma com A1. Na prática:

50/50 + 10 -> 1 + 10 = 11

Bom pessoal. Estas foram nossas 10 questões resolvidas e comentadas de Excel do jeito que são cobradas pela Cespe, uma das bancas mais odiadas pelos concurseiros. Tentei focar nos principais temas abordados, nas questões de múltipla escolha e nas de certo ou errado.

Quer saber mais, confira mais materiais sobre Excel voltado aos concursos.

Avalie esta notícia

Nota:

(5.0/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar