Veja 5 passos essenciais para passar em um concurso público

Quer começar a estudar para concursos, mas não sabe por onde começar? Veja essas dicas importantes para iniciar bem sua preparação.

Por: Adriano G. Maas
0
0 share
0 tweets
0 share

Se você está lendo este artigo é porque tem interesse em ingressar na carreira pública, certo? Num tempo de incertezas no cenário econômico - já são mais de 12 milhões de desempregados - e na perspectiva de pouca melhora para os próximos meses, cada vez mais a área pública vem sendo disputada por pessoas de todas as idades em todas as partes do país. Os altos salários e a estabilidade atraem desde os mais jovens até pessoas com 40, 50 anos de idade.

Dicas para passar em concursos em 5 passosEm entrevista feita com Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada e criador do Estratégias de Aprovação, ele nos traz algumas dicas importantes para quem busca entrar nesta "corrida" cada vez mais acirrada. Ele afirma que para obter um bom desempenho na prova e conseguir a vaga é necessário planejamento. "Essa é a palavra chave para quem quer ser aprovado em concurso".

Em relação ao método tradicional de preparação dos cursinhos, Victor salienta que "além de assistir às aulas e realizar milhares de exercícios, é preciso muito empenho e dedicação, seguindo um planejamento estratégico de estudos diário". Ele elencou aqui alguns destes passos que podem fazer toda a diferença para se alcançar a sonhada aprovação.

- Definir a área

Victor revela que o candidato deve definir a carreira num primeiro momento. "Quando você define a carreira a seguir no concurso público, é mais fácil se preparar com antecedência e obter o resultado esperado. Escolher uma carreira é escolher em qual segmento se quer trabalhar, como áreas fiscal, administrativa, bancária. Segundo ele, nem sempre são realizados concursos para um cargo específico, mas sempre terá concurso para uma área/carreira. Por exemplo, se você decidiu seguir a carreira jurídica, irá se especializar nas disciplinas que esta exige e poderá fazer qualquer concurso da área, como para tribunais de justiça, do trabalho, ou defensoria pública", ressalta.

- Guia de estudo

Mesmo que o edital da sua seleção esperada ainda não tenha sido divulgado, Victor cita que um guia de estudos é fundamental para orientar o candidato com base num edital anterior para o mesmo cargo. "Não existe segredo para o guia de estudo: é só focar nas disciplinas que o edital do concurso pede". O edital é o manual do concurso e o que a banca irá cobrar está ali, definido.

- Material

Segundo o especialista, existem dois critérios para definir uma fonte de estudo. "Primeiro identifique qual é a melhor forma de estudo para você, que pode ser um livro, cursinho ou vídeoaula e depois confirme se essa fonte está completa para o guia de estudo que definiu no passo anterior, ou seja, a fonte precisa conter todas as disciplinas do guia", explica. Saber como estudar, otimiza o tempo e gera mais resultados. "As fontes de estudo preferidas para quem já passou em concursos públicos são os livros e apostilas, pois esses são mais fáceis de adaptar à rotina".

- Cronograma

Assunto já batido, o cronograma sempre será fundamental na preparação. Manter a organização dos dias e conteúdos abordados facilita a absorção do conteúdo do edital, o acompanhamento e aquele temido "minha prova é domingo e parece que não estudei quase nada do edital". Victor defende que o cronograma deve ser utilizado para organizar a frequência das disciplinas. "Além de definir as matérias para estudar, o mais importante de ter no cronograma são as revisões, pois elas farão toda a diferença na hora da prova e devem ser feitas semanalmente". Além da revisão, Victor também ensina outras 9 técnicas fundamentais que ajudam a definir um melhor cronograma em seu e-book gratuito "10 técnicas de aprendizagem mais efetivas para aprovação em concurso".

- Indicadores

O especialista acredita que o processo de estudo para a maioria dos concurseiros ainda é uma coisa muito aleatória, na qual as pessoas estudam na esperança de conseguir passar. "Se você não transformar sua vontade de passar no concurso em números, estará sempre andando em círculos", ressalta. Portanto, o especialista aconselha que as pessoas transformem o processo de estudo em metas, com objetivos honestos e realizando exercícios no decorrer do estudo para comprovar se o planejamento está dando resultado.

Victor Ribeiro é ex-auditor do TCU e há sete anos se dedica a ensinar técnicas de estudo para pessoas que buscam passar em concursos

Avalie esta notícia

Nota:

(4.8/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Conceição Arbues Conceição de Maria Carvalho Arbues Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 2 semanas
    Muito boas as dicas....... para quem quer estudar de fato!
    0 Responder