Todos procuram artigos e conselhos para saber como passar em um concurso público e esquecem dos fatores que podem fazer o efeito contrário. Existem algumas atitudes que podem fazer com que, invés de ser aprovado, você acumule reprovações. Por isso, saiba o que você NÃO deve fazer caso queira ser um futuro servidor. Vamos lá!

1º - Querer "fechar" vários editais ao mesmo tempo

Abriu Polícia Federal, INSS, Receita Federal, Prefeitura da cidade tal, tudo ao mesmo tempo. Aí o concurseiro abre o olho e pensa: vou fazer tudo! Prezado, calma!! Você é inteligente, capaz e muito dedicado, sabemos, mas você não é um mutante ou super-heroi. Esse é um erro de principiante, não caia nessa armadilha.

Bom, esse é um erro bem comum que a maioria dos concurseiros cometem. Abrem vários editais ao mesmo tempo e você acha que vai conseguir fechar tudo. Sentimos muito informar, mas conciliar tudo isso vai ser de super difícil a impossível. Veja bem: existem editais e carreiras em que os editais são bem diferentes um dos outros. Um exemplo disso: Polícia Federal e INSS. Podem ser que tenham matérias conciliáveis, mas ainda sim a maneira em que essas matérias serão cobradas serão bem diferentes, por isso, como já conversamos por aqui em outro artigo, escolher uma carreira ou área é importante para que seu estudo seja eficiente e que a eficácia seja alcançada.

Qual carreira escolher para iniciar os estudos para concursos?

2º -  Não conhecer a banca

Cada banca organizadora tem o seu perfil, jeito e maneiras de cobrar um mesmo assunto. Há bancas que nunca exigiram na prova determinado tema, mas que em outra o assunto despenca. Não adianta estar com o conteúdo na ponta da língua se não entendeu como a questão foi abordada na prova.

3º - Não revisar

Imagine um edital com uns 60 tópicos. Imagine que estudou com carinho todos eles. Agora, imagine que aquele primeiro tópico caia em uma questão e você tenha esquecido da metade dos assuntos. Olha o desastre! Já teve aquela sensação de saber sobre o assunto mas não se lembrar dele? "Ah, eu já vi isso aqui, mas não lembro." Pense no grande erro e na vontade de chorar na hora da prova se isso acontecer.

Isso acontece quando falta revisar o conteúdo de forma eficiente. Existem várias técnicas de revisão, utilize delas. É quase impossível lembrar de tudo sem rever o conteúdo de novo, de novo e de novo.

4º - Pensar sempre negativo

Pensar negativo pode fazer com que seu desempenho caia muito. Se colocar na sua cabeça que não vai conseguir passar no concurso, realmente não vai! Todo pensamento e sentimento carregam consigo uma energia. Você atrai aquilo que pensa e sente, portanto aja diferente.

5º - Não fazer simulados

Já aconteceu de terminar uma prova em cima da hora e quase ter "estourado" o limite? Então, os simulados servem mais ou menos para que você tenha uma noção do tempo que teria para realizar a prova. Cronometre determinado tempo, imprima a prova e faça num lugar calmo sem distrações como se estivesse no dia da prova. Além disso, ajuda a amenizar a ansiedade no dia da verdadeira prova.

6º - Fazer muita coisa ao mesmo tempo

Um grande erro é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Aí o concurseiro quer abrir um negócio, faz faculdade, trabalha fora, faz outro curso ou outras coisas que demandam certo tempo do dia e energia. É bem provável que alguma dessas coisas, senão todas, saiam mal feitas. Faça tudo a seu tempo.

7º - Não abrir mão de certos lazeres

Não precisa ficar trancado em casa estudando 24h por dia todos os dias, sua mente precisa de descanso. A questão é aquele pessoal que não abre mão de absolutamente nada por um objetivo. Aí têm uns que pensam: "Ah, não vou deixar de ir na balada pra estudar..quando der eu estudo, agora vou sair pra beber...bem capaz que vou deixar de sair pra ficar em casa estudando." Se quer atingir seu objetivo, saiba que terá vezes em que vai precisar abrir mão de certas coisas. Depois que passar no concurso está liberado pra virar a noite na rua se quiser, mas por agora mantenha o foco!

8º - Procrastinar

É muito comum querer deixar tudo pra depois, mas não cometa esse erro. Uma boa dica para que isso não aconteça é anotar os seus afazeres diários e estipular horários para cumpri-los. Comece fazendo as coisas aos poucos, estipule metas diárias alcançáveis e simplesmente faça!

A procrastinação nos estudos e os prejuízos aos concurseiros

9º - Não ter uma rotina de estudos

Crie um cronograma para organizar a sua rotina. Saiba a hora de começar, pausar e parar. Levantar da cama todos os dias de manhã sem saber o que fazer, faz com que perca um tempo considerável fazendo atividades inúteis. Portanto, planeje o dia com antecedência, estabeleça uma rotina para que se acostume com o novo ritmo.

10º - Desistir 

É bem simples. Se você desistir vai reprovar. Vão surgir reprovações ao longo da sua trajetória, mas também, haverá aprovações e vitórias. Como já dissemos antes: não pense que não vai passar, pense positivo e não desista assim tão fácil.

Essas foram algumas das atitudes que podem fazer com que você não alcance seu objetivo de passar em um concurso. Portanto, evite essas práticas e mude certos costumes.