A maioria dos concursos atualmente é composto por mais de uma fase e entre elas está o famigerado teste psicológico. Você sabe o que é avaliado nesta etapa? Todas as fases estabelecidas por um concurso são importantes porque elas avaliam se o candidato está apto no dado momento ou não para desempenhar determinada função.

Mas então surge a questão: Como me preparar para o tal exame de aptidão psicológica? Não é difícil encontrar candidatos que pesquisam dicas do que se deve ou não fazer para "passar" por essa fase do processo. Mas ao contrário de outras etapas presentes em concursos, não se estuda para uma avaliação psicológica, porque ele demonstra quem você é de verdade, afinal são seus aspectos que estarão presentes no dia a dia de trabalho e não a personalidade que você "ensaiou" para ter.

Para que essa questão seja compreendida melhor vamos explicar, resumidamente:

  1. O que é um Teste Psicológico?
  2. Para que serve?
  3. Qual sua importância e contribuições para a sociedade?

1. A Testagem Psicológica é um instrumento da psicologia que avalia os aspectos cognitivos e emocionais de cada indivíduo. É a ciência denominada Psicometria e como toda ciência possui normas e regras para que seja reconhecida e liberada para então ser aplicada.

Todo teste deve conter uma série de procedimentos, como a fidedignidade (precisão), validade, sistema de correção e interpretação. Os testes precisam ser testados, comprovados e complexos em sua formação. Existe um enorme trabalho por detrás de cada teste, há seriedade e critérios de elaboração dada à relevância e a importância que possui ao mensurar as características, a personalidade, a cognição e a projeção de uma pessoa.

2. Os Testes Psicológicos ou mesmo as entrevistas Psicológicas servem para analisar aspectos específicos com uma finalidade compatível com o que se deseja obter sobre um indivíduo ou grupo. Eles são componentes que embasam o trabalho do psicólogo e em alguns casos norteiam o acompanhamento do paciente. No caso dos concursos eles são utilizados para averiguar se o candidato possui as características de personalidade e estado emocional necessários para exercer o cargo pretendido.

3. O Exame Psicológico é o registro dos aspectos emocionais e é de suma importância porque promove o cuidado a sociedade. Quando uma pessoa não passa na fase do Exame Psicológico é porque ela não possuiu no momento o estado emocional necessário e deixá-la seguir em frente seria uma decisão prejudicial, pois a colocaria em uma situação de risco onde ele poderia sofrer prejuízos maiores e também prejudicaria a outros ao ser colocado em uma posição ao qual não está compatível para assumir.

O exame psicológico também reprova em concursos; é raro, mas acontece. Lidar com o "não" é um tarefa difícil e por vezes árdua ainda mais quando o candidato se prepara, se dedica e passa pela fase da prova de conhecimento. A felicidade é tão grande e o sonho parece estar cada vez mais perto. Talvez um "não" no exame psicológico faça com a pessoa se sinta impotente ou mesmo pense: O que há de errado comigo? Este artigo é uma chamada para reflexão, pois nada impede que os aspectos frágeis possam ser ajustados com o tempo e com acompanhamento psicológico, mas por vezes pode acontecer do perfil da pessoa não ser compatível com a atividade do cargo, isso não é um problema, pelo contrário é uma oportunidade de buscar novas possibilidades, outras áreas de atuação. Seria muito bom que o teste psicológico fosse um incentivo para o autoconhecimento e isso vai além de uma nomeação promovendo transformações para a vida.

Seja na entrevista individual, nos testes ou nas dinâmicas de grupo é fundamental que você seja espontâneo a haja com naturalidade deixando fluir a sua essência. Se você quiser parecer alguém que não é, muito provavelmente em algum momento você irá se contradizer.

Cada profissão possui suas características: são exercidas em locais diferentes, exigem do funcionário uma certa carga emocional e cada uma lida com um público diferente, com realidades distintas, possuem suas dificuldades e questões problemas. O mais importante é que você reflita: Identifico-me de fato com o cargo que escolhi? Eu me vejo nessa função por quanto tempo? Possuo uma noção da realidade e do que tal atividade irá exigir de mim? Será que outros fatores além do financeiro também não são importantes para a satisfação e a realização pessoal? Você pode anotar essas perguntas em uma folha e respondê-las isso te ajudará a compreender melhor a si mesmo, reconhecer seus limites e repensar sobre suas identificações.

A caminhada dos concursos é repleta de processos e aprendizados, utilize cada um deles a seu favor para crescimento e amadurecimento de ideias a cerca de si mesmo e do mundo.