Às vezes, você se pega em meio a um turbilhão de coisas a fazer e não sabe por onde começar. Aí, um conflito interior se instala e parece não ter fim. É um momento em que você se sente perdido. você sabe o que quer mas não sabe nem como fazer nem quando começar. O que você precisa é de uma coisa: DISCIPLINA.

Eis aqui, algumas dicas de como organizar a sua mente para ser aprovado.

  • VOCÊ É O DONO DE SEU DESTINO

Você é o dono de seu destino e agora chegou o momento para mostrar isso.

  • O TEMPO CHEGOU E É AGORA!

O tempo de realizar seus sonhos chegou e é agora. Determine-se e lute!

  • PASSAR NO CONCURSO É A GRANDE META DE SUA VIDA!

Se for a grande meta e objetivo de sua vida, o que você está esperando sentado sem ânimo para ir estudar? Levante-se e vá!

  • O APOIO DE SUA FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE!

Consiga o apoio de sua família. Às vezes um pequeno detalhe faz toda diferença na sua preparação. Sem contar que o amor da família é transformador, acolhedor e lhe trará aquela proteção, quando pensar em desistir.

  • CUIDADO COM OS BOATOS!

Se proteja dos boatos, sobretudo o que abrange o concurso que você vai fazer. Coisas como: Esse será o mais concorrido dos últimos tempos! Há pessoas que já estão se preparando há muito tempo! Cuidado com isso. Não se sabote. Se você canalizar esse tipo de informação isso poderá comprometer e interromper sua preparação para o dia D.

  • RENUNCIE ALGUMAS COISAS.

Quando você prioriza algo em sua vida, neste caso um concurso, é necessário e muitas vezes involuntário, deixar de fazer alguma coisa que fazia antes para se dedicar um pouco mais aos estudos. Não se preocupe, assim que conseguir o resultado positivo, poderá ter sua vida de volta e dessa vez sem a preocupação de ter que estudar como um louco.

  • SE ATENTE A TUDO QUE ACONTECE!

Fique por dentro de todas as informações relacionadas com seu concurso. Todas as informações que obtiveres servirão de apoio tanto emocional quanto material.

  • SEJA DETERMINADO!

Muitos tentarão tirá-lo do foco. Uns por malícia, outros de forma involuntária, mas em todos os casos, seja chato... Determine o seu destino e foque no seu objetivo.

  • INVISTA COM SABEDORIA!

Invista seu tempo e seu dinheiro com sabedoria. Após determinar sua decisão, faça os investimentos necessários e sem perdas. Tanto em material didático quanto em tempo de estudo.

  • ESTUDAR É UM EXERCÍCIO DOLOROSO

Estudar não é fácil. É doloroso, é cansativo, é estressante muitas vezes, mas é a melhor e mais fácil maneira de se obter o que você tanto almeja: ser aprovado. Não há atalho. É por meio dos estudos que separamos os que querem algo, dos que ficam apenas na penumbra esperando o tempo passar.

  • EVITE PERDER O SEU TEMPO!

Sabe aquela história de que tempo é dinheiro? Pois é, não perca seu tempo com bobagens. O tempo passa muito rápido quando estamos ocupados com coisas supérfluas. Seu tempo, literalmente, vale ouro.

  • A HUMILDADE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM

Seja humilde, não despreze a capacidade dos outros que concorrem com você a uma vaga. Seja humilde, mas com determinação. Confiando em você, mas sabendo da dificuldade que encontrará, sua preparação será muito mais intensa e assertiva.

  • SEJA PACIENTE!

A paciência faz parte do autocontrole. Não se desespere. Seu momento vai chegar. Estudar para um concurso deve ter um efeito cumulativo. À medida que se estuda, o conhecimento vai se solidificando. Se não passar nesse concurso, não se desespere. Algo melhor está por vir, tenha certeza.

  • DROGAS, EM NENHUMA HIPÓTESE!

Esse tópico não deveria nem estar aqui, mas por alerta é sempre bom colocar isso em xeque. Não use drogas, de qualquer espécie. Você não precisa disso nem para relaxar nem para ter conhecimento, tampouco para melhorar a concentração. Não se iluda.

  • A TELEVISÃO É UM MAL!

Fuja da televisão. Esse entretenimento vai roubar seu tempo e sua capacidade intelectual. Ela vai tirar você do foco, te dar cansaço, e com certeza diminuirá sua capacidade de raciocínio.

  • PROCURE GUIAS DE ESTUDO

Esses tipos de ferramentas vão te ajudar na organização e entendimento de seu planejamento, sem contar que trarão muitas dicas interessantes e precisas.

  • ORGANIZE A SUA SEMANA EM FUNÇÃO DO CONCURSO

É preciso se organizar num todo. Faça seu cronograma e elabore sua meta para a semana em função do concurso que irá fazer. Para cada concurso, há um cronograma específico para ele.

  • É BOM ESTUDAR SOZINHO?

Procure estudar com amigos que farão o mesmo concurso ou que estão estudando o mesmo conteúdo programático. Sempre bom estudar com outros porque o conhecimento em sua maior parte se dá quando há discussão sobre o tema em questão.

  • SEJA DISCIPLINADO!

Tenha compromisso com você mesmo. Seja disciplinado, siga a risca seu objetivo. Cumpra com determinação seu cronograma. Aguente firme!

  • APROVEITE O SEU DIA, NÃO DESPERDICE A SUA NOITE

Estude durante o dia. Se sacrifique, faça o que tiver de fazer durante o dia, mas a sua noite tem que ser para descansar e dormir bem. O dormir bem também faz parte de uma boa preparação. A mente precisa descansar. Precisa se desligar totalmente para ter êxito no próximo dia.

  • NÃO IGNORE NENHUMA DISCIPLINA!

Por mais que você julgue estar bem em alguma disciplina, não a ignore. Todo cuidado é pouco. Mesmo que você priorize a que tem maior dificuldade isso não significa que não tenha que estudar as que têm mais domínio ou que valham mais pontos na prova.

  • QUALQUER LUGAR É UM BOM LUGAR PARA REVISAR!

Muitas vezes estamos no ônibus, Metrô, carro e vêm alguns pensamentos sobre alguns assuntos que lembramos. Então, não custa nada dar uma olhada no assunto. Pelo celular em PDF, pelo youtube, por áudio gravado. Em qualquer lugar é um bom lugar para rever o assunto.

  • NÃO ECONOMIZE EM EXERCÍCIOS!

Resolva questões dos concursos anteriores e das bancas as quais você se prepara. Use e abuse dos exercícios. Você não perderá nada, ao contrário, fixará o conteúdo e o método que a banca cobra as questões.

  • SEPARE UM TEMPO PARA RELAXAR!

É preciso também encontrar um meio de relaxar. A mente e o corpo precisam disso. Então não faz nenhuma mal um churrasco em casa com um ou dois amigos sem álcool de preferência e sem alongar pela madrugada toda.

  • NÃO ESQUEÇA DE SEU SONHO!

Mantenha seu sonho aonde quer que vá, sempre vivo em sua mente. Nunca esqueça para o que você está dedicando seu tempo, sua vida e seu dinheiro.

  • DÊ FOLGA NOS ESTUDO NA VÉSPERA!

Reduza o ritmo dos estudos nos dias que antecedem o concurso e na véspera dê folga. É o momento de relaxar mesmo. É como uma maratona: Treine muito, mas se poupe nos dias que antecedem a prova, para estar bem e "inteiro" no dia.

  • LEITURA DISCURSIVA.

Antes de iniciar a prova, faça uma leitura discursiva, leve, para conhecer a prova. Assim, você vai apresentar a prova ao seu intelecto. Se nessa leitura superficial identificar algo familiar, já deixa um pontinho de observação na questão para não correr o risco, no decorrer da prova e no cansaço, de esquecer.

  • PRESTE MUITA ATENÇÃO NAS QUESTÕES!

Leia atentamente as questões. A respiração ajuda na concentração. Leia atentamente, mas não perca tempo com elas. Não brigue com elas; elas podem tirar seu foco e sua concentração. Considere o tempo, mas também não seja inimigo dele. Sem desespero!

  • APROVEITE A PROVA!

Curta sua prova! Isso mesmo, aproveite este momento. Você estudou tanto para este dia, é como se fosse apenas mais um simulado. Sem afobação e com concentração, faça de conta que este é o simulado final e tire a "carga psicológica" do teste de fogo. Se for difícil, não esqueça que também será para os demais. E lembre-se, você está preparado!

Sucesso a todos!