A Caixa vai antecipar o calendário da 2ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. Com início no próximo domingo de 16 de maio, o novo calendário adiantou várias datas de crédito e saque para os 29 milhões de aprovados de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e por meio das plataformas digitais, app e site da Caixa. A antecipação foi publicada na Portaria nº 630, no Diário Oficial da União.

A antecipação do auxílio emergencial já havia ocorrido no calendário da 1ª parcela após a Caixa observar um aumento no uso do aplicativo Caixa Tem para movimentar os valores, causando assim a diminuição das filas nas agências bancárias. Ao perceber que a dinâmica dos pagamentos estava funcionando a Caixa decidiu também antecipar o crédito da 2ª parcela, agora em até 17 dias.

O ministro da Cidadania, João Roma, frisou que o governo já vinha estudando essa antecipação e pode ainda antecipar os demais calendários. "O governo federal quer abreviar o calendário do Auxílio Emergencial, dentro de uma responsabilidade com a logística de pagamentos e sempre evitando aglomerações, para que a população tenha acesso a esses recursos com a maior celeridade possível", afirmou o ministro.

Calendário antecipado da 2ª parcela

Agora, foi antecipado o calendário de créditos a partir dos nascidos em fevereiro. Os nascidos em janeiro seguem com o crédito previsto para 16 de maio (domingo), quando inicia a 2ª parcela. Confira as novas datas para crédito dos valores e liberação de saques:

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 31 de maio (antes 08 de junho)
Fevereiro 18 de maio (antes 19 de maio) 01 de junho (antes 10 de junho)
Março 19 de maio (antes 23 de maio) 02 de junho (antes 15 de junho)
Abril 20 de maio (antes 26 de maio) 04 de junho (antes 17 de junho)
Maio 21 de maio (antes 28 de maio) 08 de junho (antes 18 de junho)
Junho 22 de maio (antes 30 de maio) 09 de junho (antes 22 de junho)
Julho 23 de maio (antes 02 de junho) 10 de junho (antes 24 de junho)
Agosto 25 de maio (antes 06 de junho) 11 de junho (antes 29 de junho)
Setembro 26 de maio (antes 09 de junho) 14 de junho (antes 01 de julho)
Outubro 27 de maio (antes 11 de junho) 15 de junho (antes 02 de julho)
Novembro 28 de maio (antes 13 de junho) 16 de junho (antes 05 de julho)
Dezembro 30 de maio (antes 16 de junho) 17 de junho (antes 08 de julho)

Nas redes sociais, a Caixa divulgou um vídeo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, anunciando a nova antecipação:

Vídeo incorporado do YouTube

A Dataprev, juntamente com o Ministério da Cidadania continua checando mensalmente todos os cadastros aprovados antes de realizar um novo pagamento, para garantir que o dinheiro não seja recebido por quem não se encaixa nas regras previstas em lei.

Dessa forma, mesmo que o beneficiário já tenha recebido a 1ª parcela do Auxílio Emergencial, o benefício será cancelado se os órgãos do governo encontrarem alguma inconsistência nos dados informados pelo cidadão na segunda rodada de pagamentos.

A Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União fazem a verificação dos dados e de possíveis fraudes. Segundo o Ministério da Cidadania, para continuar recebendo o Auxílio Emergencial 2021 o cidadão não pode:

  • ter adquirido vínculo de emprego formal;
  • estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
  • ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos - Sisobi ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza; ou
  • estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.

A consulta para saber se você foi aprovado para receber a nova parcela está disponível no site da Dataprev, o mesmo portal que os beneficiários já utilizavam para saber a situação do benefício no ano passado.

Ele pode ser acessado por meio da página - consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Na tela inicial o interessado deve inserir os seguintes dados para ter acesso ao resultado:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Data de Nascimento;
  • Marcar o Captcha "não sou um robô"