Até aqui, o benefício Auxílio Caminhoneiro lançado em agosto deste ano já pagou três lotes e está indo para o seu quarto em outubro. No total, serão pagos cinco lotes no valor de R$ 1 mil cada.

O auxílio já foi encaminhado para mais de 360 mil transportadores autônomos de cargas. Aqueles que ainda não se inscreveram, podem realizar as inscrições até o dia 10 de outubro.

Os pagamentos do BEm Caminhoneiro começaram no dia 09 de agosto, quando 190 mil motoristas receberam. Desde então, novos motoristas foram ingressando no cadastro e atualmente já são quase 500 mil caminhoneiros que estão recebendo.

Os valores são depositados na Poupança Digital criada pela Caixa Econômica Federal e os motoristas podem movimentar o dinheiro através do aplicativo Caixa Tem.

Autodeclaração Auxílio Caminhoneiro

Para conseguir receber as últimas três parcelas, será necessário que o profissional ainda não inscritos faça uma Autodeclaração do Termo de Registro até às 18 horas do dia 10 de outubro. Desta forma, a quarta parcela será paga no dia 22 do mesmo mês para este novo grupo.

Essa autodeclaração do Termo de Registro do TAC deve ser feita no Portal de Serviços do Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira do Trabalho Digital. Veja o vídeo explicativo divulgado pelo Ministério do Trabalho de como fazer:

Vídeo incorporado do YouTube

O benefício foi criado pelo Governo Federal a fim de amenizar a alta do preço dos combustíveis. Os valores serão pagos até dezembro, junto à PEC dos Benefícios.

Além do Auxílio Caminhoneiro, também foi criado o Auxílio Taxista para profissionais da categoria. O custo total das medidas instauradas é de R$ 41,2 bilhões, que sairão dos cofres públicos.

Quem tem direito ao Auxílio Caminhoneiro

Para ter direito ao Auxílio Caminhoneiro, é necessário que o profissional cumpra alguns requisitos, como estar com seu cadastro "ativo" no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga).

Também é preciso estar com o CPF e CNH válidos. Outro fator é que o caminhoneiro não pode estar com o cadastro suspenso ou pendente na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Vale lembrar que o governo não exige apresentação do comprovante de abastecimento, nem quantos veículos o motorista possua em seu nome.

Calendário de pagamento Auxílio Caminhoneiro

Veja abaixo a tabela para a Autodeclaração e a previsão de pagamento do BEm Caminhoneiro:

Créditos: Divulgação/MTP.
Créditos: Divulgação/MTP.