Ainda sem iniciar os créditos da 2ª parcela, que começa no dia 16 de maio, a Caixa Econômica Federal segue liberando os saques e transferências do auxílio emergencial 2021 para diversos grupos no ciclo 1. De 6 a 17 de maio, a 1ª parcela do benefício poderá ser retirada pelos beneficiários nascidos de maio a dezembro.

O calendário de saque do auxílio emergencial segue até 17 de maio, quando então termina a 1ª parcela para os inscritos pelo app e site da Caixa. A partir de 16 de maio inicia então o pagamento da 2ª parcela do benefício por meio de crédito em conta dos beneficiários.

O governo estuda ainda antecipar a liberação das demais parcelas, assim como aconteceu com a primeira onde os saques foram permitidos com até 10 dias de antecedência sobre o calendário original.

Para o público do Bolsa Família há datas específicas de pagamentos do auxílio, que segue o calendário oficial do programa em 2021 onde saques ficam disponíveis já na data de depósito dos valores, sempre na segunda quinzena de cada mês.

Veja quando serão liberados os demais saques da 1ª parcela do auxílio em maio:

  • 06 de maio (quinta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em maio;
  • 07 de maio (sexta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em junho;
  • 10 de maio (segunda-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em julho;
  • 11 de maio (terça-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em agosto;
  • 12 de maio (quarta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em setembro;
  • 13 de maio (quinta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em outubro;
  • 14 de maio (sexta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em novembro;
  • 17 de maio (segunda-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em dezembro.

A Caixa afirmou que todos que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento das agências serão atendidos. O saque do auxílio emergencial pode ser feito tanto nas agências como em lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Por meio do aplicativo Caixa Tem pode-se gerar o código que autoriza o saque na opção "saque sem cartão" e depois em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período.

Auxílio poderá ser prorrogado

Nos bastidores já se fala em uma nova prorrogação em 2021. O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu no início desta semana a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial por mais alguns meses caso seja necessário.

A pressão pela prorrogação também já começa a recair sobre o presidente Jair Bolsonaro com o atraso na chegada das vacinas ao país. Segundo reportagem publicada pela Folha de São Paulo, o Congresso já trabalha a ideia de defender a prorrogação do auxílio até novembro caso o governo não apresente um programa que substitua o benefício em breve.