A Caixa Econômica Federal libera nesta semana o saque e transferência para os últimos quatro grupos do calendário da 2ª parcela do Auxílio Emergencial. Trabalhadores informais, desempregados, MEIs e inscritos no CadÚnico que nasceram nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro terão o saque autorizado entre os dias 14 e 17 de junho. Para os beneficiários nascidos de janeiro a agosto, o saque e a transferência dos valores já está disponível.

Para o público geral, a segunda parcela do Auxílio Emergencial foi paga entre 16 e 30 de maio em conta poupança digital. O dinheiro pôde ser movimentado exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem até o dia 31/05, quando iniciou o calendário de saque da 2ª parcela. O saque da segunda parcela começou a ser liberado no dia 31 de maio para os nascidos em janeiro e segue até a próxima quinta-feira (17), quando os nascidos em dezembro poderão sacar o dinheiro.

Para o grupo do Bolsa Família, que já tem o saque liberado na mesma data em que o dinheiro cai na conta, a 2ª parcela foi paga entre o dia 18 e 31 de maio. Esse grupo de 10 milhões de beneficiários vai começar a receber a 3ª parcela ainda nesta semana. Conforme o calendário do Bolsa Família 2021, em junho o pagamento inicia no dia 17 para os inscritos com NIS final 1.

A conclusão do pagamento ainda no mês de maio foi possível após o governo antecipar os cronogramas de depósito e também de saque. Anteriormente, o calendário de saque da 2ª parcela estava previsto para iniciar no dia 08 de junho e terminar somente no mês de julho. Agora, com as novas datas todos os beneficiários poderão retirar os valores já na segunda quinzena de junho.

Auxílio 2021: saques liberados nesta semana

Os últimos saques da 2ª parcela do Auxílio Emergencial serão liberados a cada dia para um novo grupo, com exceção de sábados e domingos quando não haverá liberação. Veja abaixo quem poderá sacar o auxílio emergencial na semana:

  • 14 de junho (segunda-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em setembro;
  • 15 de junho (terça-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em outubro;
  • 16 de junho (quarta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em novembro;
  • 17 de junho (quinta-feira) - saque e transferência disponíveis para nascidos em dezembro.

A Caixa Econômica Federal informou que as agências funcionarão das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira e que não é necessário madrugar na fila para ser atendido. O banco afirmou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

O saque do auxílio emergencial pode ser feito tanto nas agências como em lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Independente da forma escolhida para sacar, o beneficiário terá que ter o celular em mãos para acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código que autoriza o saque.

Com o app aberto, escolha a opção "saque sem cartão" e depois clique em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período.

Calendário de saque da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi antecipado. Veja as datas. Fonte: Caixa.
Calendário de saque da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi antecipado. Veja as datas. Fonte: Caixa.

Como sacar o auxílio emergencial no caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Transferir Auxílio via Pix no Caixa Tem

Caso não queira retirar o dinheiro no caixa o beneficiário poderá optar pela transferência via TED, DOC ou Pix direto no Caixa Tem. A transferência do auxílio emergencial via pix será liberada na mesma data definida para saque. O dinheiro só não poderá ser movimentado para contas de mesma titularidade para que o valor do benefício não sofra descontos caso o beneficiário possua débitos pendentes na outra conta.

Veja o passo a passo para transferir o auxílio emergencial pelo Pix:

  1. Na tela principal escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
    Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  4. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
  5. Confira os dados preenchidos e selecione "Sim, digitar senha";
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento.