A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira, 30 de abril, o saque em espécie e transferência da 1ª parcela do Auxílio Emergencial. O primeiro grupo a poder retirar o dinheiro nos caixas eletrônicos é o dos beneficiários nascidos em janeiro, conforme o calendário de saque elaborado pelo Ministério da Cidadania. A liberação dos saques segue a mesma ordem utilizada para o crédito do benefício, conforme o mês de nascimento do cidadão.

O pagamento da 1ª parcela do Auxílio Emergencial foi concluído na quinta-feira (29) para os trabalhadores inscritos nas plataformas digitais da Caixa e inscritos no Cadastro Único. Nesta data, quem recebeu foram os nascidos em dezembro, último grupo do calendário. Para o público do Bolsa Família a Caixa faz o último depósito da primeira parcela nesta sexta-feira (30) para os inscritos com NIS final 0.

O calendário do Auxílio Emergencial retorna em maio com o pagamento da segunda parcela. O grupo composto por trabalhadores informais, MEIs, desempregados e inscritos no CadÚnico receberá no Ciclo 2, que vai de 16 de maio a 16 de junho. Já os beneficiários do Bolsa Família vão receber a segunda parcela do auxílio emergencial entre os dias 18 e 31 de maio, de acordo com o cronograma específico do programa.

Calendário de saque do Auxílio 2021

Inicialmente o calendário de saque divulgado pelo Ministério da Cidadania previa a liberação do saque e transferência somente após mais de 20 dias da data de crédito. No entanto, ao observar que o número de movimentações pelo aplicativo Caixa Tem cresceu e levou à diminuição das filas nas agências, a Caixa e o governo federal decidiram antecipar o calendário de saque.

Dessa forma, os beneficiários nascidos em janeiro que só poderiam sacar o benefício no dia 04 de maio já podem fazer a retirada do dinheiro nesta sexta-feira (30). Veja como ficou o calendário atualizado do auxílio emergencial:

Calendário de saque do Auxílio Emergencial foi antecipado. Veja as datas atualizadas. Fonte: Caixa.
Calendário de saque do Auxílio Emergencial foi antecipado. Veja as datas atualizadas. Fonte: Caixa.

Auxílio 2021 pode ser transferido por Pix

O aplicativo Caixa Tem, utilizado para pagamento do Auxílio Emergencial, permite a transferência dos valores tanto nas modalidade tradicionais (DOC e TED) como no novo sistema de pagamento instantâneo (Pix). No entanto, é importante ressaltar que esses serviços só estarão disponíveis na data estipulada para saque, ou seja, não será possível transferir o auxílio por pix já na data em que o dinheiro caiu na conta.

A funcionalidade que até o momento não estava disponível para os brasileiros que recebem o benefício no Caixa Tem foi anunciada pelo Banco Central no dia 22 de abril. Segundo a instituição, o dinheiro só não poderá ser movimentado para contas de mesma titularidade para que o valor do benefício não sofra descontos caso o beneficiário possua débitos pendentes na outra conta.

"A única exceção se dará para os casos de transferência para conta de mesma titularidade. Tal excepcionalidade se faz necessária visando a proteção dos usuários, uma vez que tais recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio", informou o BC em nota.

Nesta sexta-feira, 30, o auxílio emergencial já pode ser transferido por pix pelos beneficiários nascidos em janeiro. Veja o passo a passo para transferir o auxílio emergencial pelo Pix:

  1. Na tela principal escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
    Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  4. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
  5. Confira os dados preenchidos e selecione "Sim, digitar senha";
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento.

Enquanto não chega o dia previsto para saque, o beneficiário poderá utilizar o valor do auxílio emergencial 2021 para para pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de crédito virtual e pagar compras feitas no comércio utilizando o aplicativo na maquininha.

Como sacar o auxílio emergencial 2021?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

A Caixa Econômica Federal informou que as agências funcionarão das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, e que não é necessário madrugar na fila para ser atendido. O banco afirmou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.