A Caixa Econômica Federal libera neste sábado, 1º de agosto, o saque em espécie e transferência para 7,4 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial. O benefício de R$ 600 estará disponível para retirada no caixa eletrônico ou lotéricas para os aprovados que nasceram nos meses de fevereiro e março. O pagamento para estes dois grupos foi realizado nos dias 24 e 29 de julho respectivamente em conta poupança digital que os beneficiários podem movimentar utilizando o aplicativo Caixa Tem.

Caixa abre mais de 700 agências neste sábado (1º)

Neste sábado (1º), a Caixa Econômica Federal irá abrir mais de 700 agências para atendimento exclusivo aos beneficiários do Auxílio Emergencial no horário das 08h às 12h - veja quais agências abrem na sua cidade. Lembrando que para o benefício pago em conta no Caixa Tem o saque pode ser realizado também em correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.

É importante ressaltar que na data definida para saque no calendário divulgado a Caixa realiza a transferência automática para a conta indicada pelo beneficiário no momento do cadastro. Portanto, se o aplicativo Caixa Tem exibir a sigla "TR VLR CX", que significa "Transferência Valores Caixa", isso quer dizer que o seu benefício já foi transferido para outra conta e para realizar o saque desse valor o cidadão deve consultar a conta da instituição financeira indicada.

Quem pode sacar o Auxílio neste sábado

Conforme o calendário do Ciclo 1 de pagamentos, o saque em espécie e a transferência do benefício estará disponível para os cidadãos que fazem aniversário nos meses de fevereiro e março. Os 3,5 milhões de beneficiários nascidos em fevereiro receberam o dinheiro no Caixa Tem no dia 24 de julho. Para os 3,9 milhões de nascidos em março o valor foi creditado no dia 29 de julho também em conta poupança digital.

No Ciclo 1, os pagamentos foram organizados de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Dessa forma, todos recebem na data definida para o seu mês de aniversário, independente da etapa de recebimento em que estiver.

O Ciclo 1 iniciou no dia 22 de julho e segue até 26 de agosto e prevê os seguintes pagamentos:

  • Recebe a 4ª parcela quem recebeu a primeira parcela em abril;
  • Recebe a 3ª parcela quem recebeu a primeira parcela em maio;
  • Recebe a 2ª parcela quem recebeu a primeira parcela em junho;
  • Recebe a 1ª parcela quem fez cadastro e foi aprovado entre 17 de junho e 02 de julho.

Além do saque do Auxílio pago nos dias 24 e 29 de julho, os beneficiários que receberam alguma parcela entre os dias 27 de junho e 04 de julho poderão realizar o saque em espécie do dinheiro também neste sábado, 1º de agosto, caso o valor ainda esteja disponível no Caixa Tem. O pagamento citado acima contemplou os beneficiários dos lotes 1, 2 e 4 com a 3ª, 2ª e 1ª parcela respectivamente.

Como sacar pelo Caixa Tem na lotérica ou caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de duas horas e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.