A Caixa Econômica Federal libera neste próximo sábado, 03 de outubro, mais um saque em espécie do Auxílio e do FGTS Emergencial para 9 milhões de brasileiros. Poderão ir às agências bancárias fazer a retirada do dinheiro cerca de 4 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial e que nasceram no mês de maio, além de 5 milhões de trabalhadores que nascidos em junho e que receberam o valor de até R$ 1.045 do saque imediato do FGTS liberado pelo governo.

Neste sábado (3), a Caixa Econômica Federal irá abrir 770 agências para atendimento exclusivo aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do FGTS no horário das 08h às 12h - veja quais agências abrem na sua cidade. O beneficiário que já teve o saque liberado em datas anteriores e ainda não fez a retirada do dinheiro também poderá comparecer às agências. Lembrando que para o benefício pago em conta no Caixa Tem o saque pode ser realizado também em correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.

A Caixa ressalta que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas. Não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Quem pode sacar o Auxílio Emergencial

O grupo de beneficiários nascidos em maio que pode realizar o saque a partir deste sábado recebeu o valor em conta poupança digital no dia 11 e desde então pôde movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. O pagamento fez parte do Ciclo 2 definido pelo Ministério da Cidadania e distribuiu a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª parcelas para todos os aprovados até julho. Confira quem pode sacar neste sábado:

  • Pode sacar a 5ª quem recebeu a primeira parcela em abril;
  • Pode sacar a 5ª parcela o beneficiário que recebeu a primeira parcela em abril e que teve o pagamento suspenso no mês de julho em decorrência de atualização de dados governamentais;
  • Pode sacar a 4ª parcela quem recebeu a primeira parcela em maio;
  • Pode sacar a 3ª parcela quem recebeu a primeira parcela em junho;
  • Pode sacar a 2ª parcela quem fez cadastro entre 17 de junho e 02 de julho;
  • Pode sacar a 2ª parcela o beneficiário que realizou contestação entre 24 de abril e 19 de julho e teve o pedido aprovado;
  • Pode sacar a 1ª parcela o beneficiário que se cadastrou nos Correios entre 08 de junho e 02 de julho;
  • Pode sacar a 1ª parcela o beneficiário que contestou o pedido entre 03 de julho e 06 de agosto e foi considerado aprovado;
  • Pode sacar o crédito correspondente a TODAS as parcelas pendentes (até a 5ª) o beneficiário que recebeu o primeiro pagamento em meses anteriores e no mês de agosto teve o pagamento reavaliado.

É importante ressaltar que na data definida para saque no calendário divulgado a Caixa realiza a transferência automática para a conta indicada pelo beneficiário no momento do cadastro. Portanto, se o aplicativo Caixa Tem exibir a sigla "TR VLR CX", que significa "Transferência Valores Caixa", isso quer dizer que o seu benefício já foi transferido para outra conta e para realizar o saque desse valor o cidadão deve consultar a conta da instituição financeira indicada.

Quem pode sacar o FGTS Emergencial

Já os 5 milhões de trabalhadores nascidos em junho e quem possuíam saldo em contas ativas ou inativas podem retirar o valor de até R$ 1.045. Este grupo recebeu o pagamento no dia 03 de agosto também em conta poupança digital, movimentada pelo app Caixa Tem. O próximo saque imediato do FGTS a ser liberado será para os nascidos em julho e agosto, no dia 17 de outubro.

Confira o calendário do FGTS Emergencial 2020:

Saque do FGTS Emergencial é liberado para os nascidos em junho. Fonte: Caixa.
Saque do FGTS Emergencial é liberado para os nascidos em junho. Fonte: Caixa.

Como sacar Auxílio e FGTS Emergencial no caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial ou Saque FGTS Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.