Os aniversariantes de setembro que desejam aderir ao saque aniversário do FGTS neste ano têm até o dia 30 deste mês para fazer a solicitação. A modalidade de saque aniversário permite que o trabalhador retire uma parte de saldo das contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, no mês de seu nascimento.

De acordo com a Caixa, 13,2 milhões de pessoas já optaram pelo modelo e mais de R$ 8 bilhões já foram resgatados pelos trabalhadores entre janeiro e agosto de 2021.

Para aderir ao saque aniversário do FGTS o trabalhador deve fazer a solicitação entre o primeiro dia e o último dia útil do seu mês de aniversário. No caso dos aniversariantes de setembro, o prazo para receber ainda em 2021 vai de 1º a 30/09. O saque do FGTS também pode ser solicitado após esse período, mas aí o trabalhador só terá direito aos valores no próximo ano.

Neste ano em que a pandemia continua afetando a economia e sem uma nova rodada de liberação do saque emergencial do FGTS nos planos do governo, o saque aniversário foi considerado uma opção por mais de 5 milhões de pessoas.

É preciso ressaltar, porém, que ao optar pelo saque aniversário o trabalhador perde a chance de sacar os valores integrais do fundo em caso de demissão, mas o saque está garantido nas outras situações previstas em lei.

Para ter acesso ao saque-aniversário o trabalhador deve selecionar a modalidade por meio do aplicativo (disponível para Android e iOS) ou site do FGTS www.fgts.gov.br. Outra forma de optar pelo saque-aniversário é por meio do Internet Banking da Caixa ou presencialmente nas agências bancárias.

Prazo para sacar o FGTS é de dois meses

O trabalhador que decidir retirar uma parte dos valores por meio do saque aniversário terá cerca de três meses para fazer o saque do dinheiro. O saque aniversário fica disponível na conta entre o primeiro dia útil do mês de nascimento até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Para os nascidos em setembro, por exemplo, o prazo para saque vai de 1º de setembro a 30 de novembro. Após esse período, se não movimentado o valor retorna para as contas vinculadas ao FGTS.

Calendário do saque-aniversário FGTS 2021
Mês de nascimento Período para saque
Janeiro de janeiro a 31 de março
Fevereiro de fevereiro a 30 de abril
Março de março a 31 de maio
Abril de abril a 30 de junho
Maio de maio a 30 de julho
Junho de junho a 31 de agosto
Julho de julho a 30 de setembro
Agosto de agosto a 29 de outubro
Setembro de setembro a 30 de novembro
Outubro de outubro a 31 de dezembro
Novembro de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Qual é o valor do saque aniversário?

O valor do saque-aniversário é calculado conforme o saldo existente nas contas vinculadas ao FGTS do trabalhador, acrescido de uma parcela adicional. A Caixa Econômica Federal disponibiliza a seguinte tabela para o cálculo:

FGTS: tabela para calcular valor do saque-aniversário. Fonte: Caixa.
FGTS: tabela para calcular valor do saque-aniversário. Fonte: Caixa.

Como consutar o saldo do FGTS

O trabalhador pode consultar o saldo das contas do FGTS sem sair de casa, acessando o extrato da conta pela internet das seguintes formas:

  • pelo aplicativo do FGTS (veja abaixo como baixar)
  • mensagem no celular (SMS)
  • site do FGTS - www.fgts.gov.br ou da Caixa - caixa.gov.br/
  • ou pelo internet banking da Caixa

O aplicativo da Caixa para acessar informações relacionadas ao FGTS que pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Após fazer o download basta selecionar a opção Cadastre-se, preencher dados como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha de acesso.

Depois de incluir seus dados, clique no botão "Não sou um robô". Você irá receber um e-mail de confirmação no e-mail informado no cadastro. É necessário entrar no e-mail e clicar no link enviado pela Caixa.

Após a confirmação, abra o aplicativo do FGTS e informe o CPF e senha cadastrada.
Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional. Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.