O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dá início nesta sexta-feira (24) ao cronograma de depósitos das aposentadorias e benefícios da folha de pagamento de junho. O pagamento que começa hoje vai contemplar 36 milhões de segurados até o dia 07 de julho.

Quem recebe nesta sexta-feira (24) são os aposentados e pensionistas com benefício final 1 que recebem um salário mínimo. O calendário segue na próxima semana quando recebem os beneficiários com dígito final 2, 3, 4, 5 e 6.

Já para os segurados que recebem benefício acima do mínimo nacional o depósito começa na próxima sexta-feira, 1º de julho, e termina no dia 7 do próximo mês.

Tabela de pagamento INSS em junho

O pagamento dos benefícios do INSS em junho começa na sexta-feira, 24, para o grupo de 24 milhões de segurados que recebe um salário mínimo.

Uma semana depois, no dia 1º de julho, é a vez dos 12 milhões de beneficiários receberem o pagamento de aposentadorias e pensões acima do piso nacional.

Para saber em qual data você recebe o benefício do INSS é necessário observar o número do cartão que você recebe a aposentadoria, pensão ou auxílio. O número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (número que vem depois do traço), é o que indica a data em que você irá receber o dinheiro. Por exemplo: Um cartão com número 123.456.789-0, indica o final 9.

Veja as duas tabelas de pagamento deste mês:

Número Final do Cartão do Benefício Depósito para quem ganha UM salário mínimo
1 24 de junho
2 27 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 04 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho
Número Final do Cartão do Benefício Depósito para quem ganha acima do salário mínimo
1 e 6 01 de julho
2 e 7 04 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Consulta ao valor do INSS em junho

Os brasileiros que recebem algum tipo de benefício previdenciário do INSS podem consultar o valor que será depositado na folha de pagamento deste mês antes do dinheiro cair na conta.

Por meio do aplicativo do INSS e no site Meu INSS o segurado tem acesso ao extrato de pagamento do seu benefício atual e de meses anteriores.

Outros serviços também estão disponíveis na plataforma, como a consulta ao tempo de contribuição do trabalhador, simulação de aposentadoria e a possibilidade de agendar ou remarcar perícias médicas.